Nome?
Amanda Elise.
Idade?
17 anos.
Quem é a Amanda?
Eu acho que a Amanda é uma pessoa que é criativa, que gosta de ser quem é. Eu não sou perfeita, mas eu tento ser gentil com as pessoas e concertar meus erros o máximo que eu posso e até onde eu posso.
[
Pra ti, o que é educação?
A educação vem de uma gama muito vasta. Porque a educação pode ser o que nos ensinam em casa como, por exemplo, as maneiras e, também, a educação podem ser as coisas que lecionam nas escolas para nos formar como cidadãos.
Qual a importância da educação?
A educação é o que forma a gente como pessoas, então dá pra dizer que é muito importante.
Tu tem algum sonho?
Olha, tenho muitos. Quando eu era pequena sonhava em ser cantora, mas conforme eu fui crescendo fui arranjando novos sonhos ou novas formas de aplicar esses sonhos, por exemplo, eu posso ser cantora, mas eu posso usar isso pra arrecadar dinheiro pra caridade e pra ajudar comunidades em risco, entre outras coisas, eu também quero dar aula de inglês, se eu puder.
Tu gosta de inglês?
Sim, eu sou fluente em inglês. Ano passado participei até do Programa Jovens Embaixadores, realizado pela embaixada dos Estados Unidos. Eu não teria participado desse programa, sem a ajuda da escola.
E como foi isso?
Foi um intercâmbio de quase 1 mês, com tudo pago pelo governo dos EUA. Visitei Washington DC e Tulsa em Oklahoma e todos os alunos de escola pública podem participar!
Pra ti, o que pode melhorar na educação?
Quando se trata de ensino, não existe um jeito que é certo, depende de cada professor e aluno, como a pessoa vai aprender melhor e as coisas que podem mudar. Acho que a gente precisa de coisas mais abrangentes, por exemplo, a gente ta aprendendo matemática, sendo que a maioria das pessoas não vai usar pra nada os conceitos de matemática que a gente aprende, a não ser na faculdade. Acho que poderíamos focar a educação em outras coisas, tem muita gente que não sabe nem o nosso hino, por exemplo e eu acho isso extremamente importante.
Quer saber um pouco mais sobre a Amanda?
**Todas as fotos são feitas pela fotógrafa Nataly Motta, parceira e co-autora do projeto Caras da Educação.