A partir desta quarta-feira (30), uma campanha com conteúdos em todos os veículos do Grupo RBS terá a missão de prestar contas aos gaúchos. Trata-se da divulgação dos resultados das ações e projetos de impacto social realizados em 2018 tanto pelas marcas da RBS quanto pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS). O volume total consolidado no ano passado em recursos para as iniciativas alcançou R$ 33,4 milhões _ valor equivalente à veiculação gratuita de campanhas somada a repasses via lei de incentivo e doações de colaboradores. Mas outra frente, tão importante como os investimentos, envolveu mobilização social e ações editoriais do jornalismo alinhadas em conectar os gaúchos e contribuir para uma vida melhor.
Ao todo, 13 projetos colocados em prática em 2018 fizeram a diferença no cotidiano de organizações não-governamentais que atendem crianças e adultos, escolas e estudantes da rede pública, além de reflexos no dia a dia da população da Capital e do Interior. Editais públicos foram abertos e selecionaram projetos de cultura e esporte que receberam R$ 297 mil via leis de incentivo, valor que alcançou 833 crianças e adolescentes. Com o incentivo da FMSS e do Grupo RBS _ assumindo trâmites legais, inclusive o pagamento antecipado para a instituição _, colaboradores chegaram a destinar mais de R$ 154 mil aos Fundos da Criança e do Adolescente de seus municípios.
Mas iniciativas editorias garantiram outro pilar de impacto social, confirmando a capacidade do jornalismo em promover causas e iniciativas positivas para a sociedade gaúcha. A ferramenta Pelas Ruas demonstrou o potencial transformador de plataformas colaborativas. Nela, usuários compartilharam e discutiram desafios urbanos de Porto Alegre e da Região Metropolitana, com o cidadão usando o smartphone para apontar o que precisa ser melhorado. Mais de 21 mil pessoas usaram a plataforma, com o registro de 8,4 mil queixas e o relato de mais de mil soluções encaminhadas.
1)Apoio de Mídia
O Grupo RBS, via FMSS, cede gratuitamente espaço em seus veículos para divulgar projetos e causas de interesse social.
– Total de Entidades beneficiadas: 152
– Total de Inserções: 34.904 (Tv, Rádio e Jornal)
– Montante financeiro disponibilizado: R$: R$33.090.881,05 (Tv, Rádio e Jornal)
2)Prêmio RBS de Educação
O Prêmio RBS de Educação é a principal ação social do Grupo RBS e da FMSS na temática da Educação. Com intuito de valorizar educadores e projetos que são exemplo na temática da leitura, a iniciativa conta com três linhas de atuação: Premiação, formação e multiplicação. Em sua sexta edição algumas novidades foram adotadas como a prototipação dos projetos finalistas, parceria com a Feira do Livro, ampliação de finalistas e valor de premiação.
– Cidades envolvidas: 133
– Projetos enviados: 355
– Pessoas que fizeram o curso online: 765
– Nº Finalistas: 20
– Valor de Premiação: 40 mil
– Votação Total: 104 mil
3)Editais
Desde 2016 o Grupo RBS e a FMSS abrem edital público para selecionar projetos que por meio da cultura, esporte e apoio a criança em vulnerabilidade promovam transformações positivas na sociedade. Neste processo são selecionados projetos e instituições que recebem patrocínio via leis de incentivo (Lei do Esporte, Rouanet e Funcriança Porto Alegre):
– ONGS selecionadas: 7
– Beneficiados: 833 Jovens e Crianças
– Total do Recurso repassado: 297.000,00
4)Funcriança
Anualmente a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e o Grupo RBS promovem uma mobilização interna com seus colaboradores, os incentivando a destinar parte de seu imposto devido para os Fundos da Criança de seus municípios. A FMSS faz todos os trâmites legais facilitando assim a participação do colaborador na ação.
-Colaboradores envolvidos: 52
-Nº de ONGS beneficiadas: 12
-Total do Recurso destinado: R$ 149.000,00
5)Mapa de Boas Práticas
O Mapa de Boas práticas começou em 2017 . O intuito do mapa é divulgar as melhores ações de cunho educacional (dentro e fora de escola) em todo o estado do Rio Grande do Sul. Atuando em três frentes o projeto tem como principal objetivo multiplicar as práticas e construir uma rede consistente de atores que se inspirem e troquem conhecimento.
– Nº de projetos divulgados: 22
6)Natal do Bem
Iniciativa do Grupo RBS, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Rede de Bancos de Alimentos já arrecadou 437.801 kg de alimentos em três anos. As novidades desta edição são as “Cavalgadas do Bem” e a parceria firmada com o Natal Luz de Gramado.
-422 toneladas (Dobro de 2017)
– Totalizando 1.266.000 de refeições.
7)PELAS RUAS
Uma plataforma colaborativa em que usuários podem compartilhar e discutir problemas urbanos de Porto Alegre e Região Metropolitana.A ideia é de que o cidadão utilize o celular para apontar o que não está bom na cidade. A partir de foto e descrição, situações como buraco de rua ou fios de energia elétrica caídos podem ser vistos por mais pessoas e chegar aos responsáveis por soluções, criando uma comunidade online engajada.
-21811 usuários
-8427 postagens com queixas
-1131 relatos de solução
8)Caras da Educação
O projetos Caras da Educação responde ao nosso norteador Protagonismo Jovem e tem como objetivo dar espaço de fala para a juventude. Durante o ano de 2018, visitamos as escolas públicas e contamos as histórias de quem são realmente os estudantes, seus sonhos, anseios e vontades para o futuro, principalmente no que tange a questões sociais. As matérias apareceram no site da FMSS, em GZH e nas Redes Sociais.
– Número de escolas: 4
– Número de Jovens Participantes: 24
9)Rádio ATLANTIDA – Doação de Agasalhos em parceria com Paquetá
A rádio Atlântida, a Paquetá e a Paquetá Esportes uniram-se em prol da campanha do agasalho de 2018. A ação fez alusão ao vídeo ‘quanto custa o outfit?’, que viralizou na internet, no qual jovens são convidados a falar a marca e preço de cada peça de roupa que estão usando. Em uma analogia bem-humorada, a campanha defendeu que, independentemente do valor, roupas antigas podem fazer a diferença nas vidas de quem passa frio.
-Pontos de coleta no Grupo RBS, na ATL House e em 18 lojas da Paquetá e Paquetá Esportes em Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo
-Todos os itens foram recolhidos pela defesa civil e destinados a instituições carentes.
-Resultados: 953 peças de vestuário, 135 calçados usados e 200 parelas de calçados novos cedidos pela Paquetá.
10) 3º PRÊMIO DONNA MULHERES QUE INSPIRAM
Há três anos a Revista Donna convoca jornalistas, membros da comunidade acadêmica e profissionais de diferentes áreas para indicar mulheres que fazem diferença e que são inspiradoras. O resultado são centenas de nomes que dão origem a uma lista com 10 indicadas, em áreas que vão da ciência à cultura, da moda aos direitos humanos. Com idades, profissões e trajetórias tão distintas, todas vencedoras têm em comum o desejo de fazer diferença e transformar o mundo ao redor em um espaço com mais oportunidades e liberdade para todas.
-Doris Spohr, vice-presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário (Sivergs), idealizadora do RS Moda;
-Giane Vargas Escobar, professora do curso de História da Unipampa em Jaguarão e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Unipampa;
-Madgéli Frantz Machado, juíza titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Porto Alegre, criadora dos grupos reflexivos de gênero do Tribunal.
11) Desafio Farroupilha Inclusivo
Foi realizada a quinta temporada do reality “Desafio Farroupilha”. Em 2018 a competição de danças tradicionais gaúchas teve como tema a inclusão social. Com cinco episódios, e sem concurso, o grupo escolhido para estrelar o especial – o DTG Tropeiros do Ouro Negro, de Canoas, recebeu a missão de transformar em dança a história da gaiteira Natalia Guastuci, 16 anos, que é cega. Para viver a experiência, os dançarinos aceitaram um gigantesco desafio: aprender a dançar com os olhos vendados. A experiência é o ponto de partida para uma abordagem que esteve presente em todos os capítulos do Desafio: a inclusão social no tradicionalismo envolvendo portadores de deficiência.
-Jornal do Almoço sugeriu aos telespectadores que enviassem vídeos com ações nesse sentido, dentro e fora dos galpões.
-Dia 3 de outubro, aconteceu o “Baile da Inclusão”, O objetivo foi abrir as portas da entidade para quem nem sempre consegue acesso a um CTG convencional.O evento será realizado no CTG Pousada da Figueira, que, neste dia, irá inaugurar a última etapa de adaptação para portadores de deficiência, agora para cegos.
-Foram exibidos 5 episódios no Jornal do Almoço e uma reportagem especial no Fantástico, contando os preparativos e os desafios para a apresentação com dançarinos vendados no Enart 2018.
12) COMPARTILHE RS
Programa da RBS TV que tem como objetivo dar visibilidade a projetos e iniciativas que visam transformam a sociedade. Tendo foco ONGs, Associações, coletivos e iniciativas da sociedade civil.
-Total: 83 programas
-Cerca de 2 projetos por programa
-Ações de Porto Alegre e Região Metropolitana.
13) FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO
O Fronteiras Educação é o módulo educacional do Fronteiras do Pensamento e foi idealizado para servir como um espaço de diálogo com os alunos e seus professores. Por meio de fascículos e de aulas especiais, promove bate-papos sobre alguns temas-chave essenciais para compreender o cenário contemporâneo, apresentando as ideias dos convidados internacionais que participam do Fronteiras do Pensamento. Os módulos acontecem em São Paulo e em Porto Alegre. Neste ano, uma parceria inédita foi feita com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho possibilitando que alunos do Colégio Piratini fizessem a cobertura do evento em Porto Alegre e gerassem conteúdos com seu olhar sobre o tema.
– 36 escolas;
-1895 alunos,
-4700 fascículos distribuídos.