A COMUNICAÇÃO como caminho e como meta

Exemplo do estudante de Capão da Canoa que realizou o sonho de ser youtuber revela como FMSS e Grupo RBS podem reverberar o pensamento de uma geração. Projeto ancorado no Estatuto Jovem e na resolução 2250 da ONU incentivou a juventude a debater temáticas sociais contemporâneas.

Aos 18 anos, Pietro Meinhart de Oliveira é inquieto. Ele não se conforma com a ausência de debates sobre identidade de gênero nas escolas, critica a falta de afeto nas relações humanas e vê na educação o único caminho para melhorar o Brasil. Esse jovem atilado, natural de Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, e que aos nove anos de idade passou a frequentar aulas de teatro para vencer a timidez, viveu uma experiência transformadora em 2016.

Durante seis meses, temas que inquietam a geração de Pietro foram amplificados pelo projeto Voz da Galera, uma iniciativa da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) em conjunto com a RBS TV, que exibiu um quadro, aos sábados, no Jornal do Almoço. Ao lado de Gabriel Montanari, também de Capão da Canoa, Jessica Fontoura, de Gravataí, e Camila Andrieli Santos Amaro, de Porto Alegre (todos na foto abaixo), selecionados entre estudantes de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul, Pietro participou de reportagens com abordagens irreverentes produzidas pela equipe de jornalismo da RBS TV.

g4092

 

Em paralelo à programação na TV, os quatro receberam suporte para materializar um desejo em comum: o de ser youtuber. A FMSS e Grupo RBS criaram para eles o canal #VozdaGalera e, como parte das atividades, participaram de oficinas nos estúdios da RBS TV e na Redação de Zero Hora. Os estudantes tiveram aulas sobre captação de imagem, áudio e edição, divulgação em redes sociais, impulsionamento de vídeos por meio de estratégias de SEO e, ainda, dicas sobre expressão, oratória e humor.

 

Na inscrição para o processo seletivo, a FMSS pré-estabeleceu assuntos para que os candidatos produzissem vídeos. Pietro conquistou a comissão organizadora ao abordar a questão da identidade de gênero de maneira simples, natural e sensível.

“Hoje em dia a gente vê tanta notícia ruim na TV e na internet que esquecemos as coisas legais que a sociedade está fazendo e, principalmente, as coisas legais que os jovens estão fazendo. É por isso a importância de projetos como esse para a comunidade, que incentivem o jovem a falar, que deem a liberdade pro jovem e que incentivem a sociedade a levar essas mensagens positivas para outras pessoas”, reflete Pietro.

Desde pequeno, ele já brincava de fazer reportagens. Pensava pautas e me pedia para levá-lo com outros dois amiguinhos para lugares onde faziam entrevistas e gravavam imagens. Sempre muito detalhista e concentrado, Pietro me surpreendia com o resultado – conta a mãe, Cristiane.

A visão sobre o protagonismo jovem inspirou a FMSS – fundada em 1982 como o braço social do Grupo RBS – a aproveitar os profissionais e as marcas da empresa para estimular o desenvolvimento integral de talentos como Pietro.

“Sou apaixonado pela comunicação desde criança, e a Voz da Galera deu o empurrão que faltava. É um projeto que queria saber o que nós (os jovens) estávamos falando, o que queremos falar e de que forma queremos fazer isso”, conta.

 

Era também o empurrãozinho que faltava para se decidir pelo Jornalismo. Em 2017, ingressou no curso da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). No apartamento onde hoje mora sozinho na Capital, espalha post-its para anotar ideias que possam render futuros vídeos, recordar regras de gramática e datas das provas da faculdade.


Opina sobre política, cultura e comportamento com a mesma desenvoltura com que trata de dúvidas típicas da idade, como a escolha da profissão e o ingresso no mercado de trabalho. Acessa sites de notícias a partir das indicações em sua timeline nas redes sociais – alimentadas por postagens de comunicadores e veículos de imprensa, além de centenas de amigos.

 

“É cada vez mais importante para a comunidade projetos que ouçam a juventude. É necessário saber o que pensamos sobre a construção do futuro”, diz Pietro

“Desde pequeno, ele já brincava de fazer reportagens. Pensava pautas e me pedia para levá-lo com outros dois amiguinhos para lugares onde faziam entrevistas e gravavam imagens. Sempre muito detalhista e concentrado, Pietro me surpreendia com o resultado”, conta a mãe, Cristiane, que trocou a Publicidade há quase 20 anos para atuar como coach familiar.

Foi Cristiane que o incentivou a buscar no teatro a desinibição.

“Ele era muito envergonhado e não conseguia falar com ninguém. Aos poucos, foi se soltando”, lembra.

As boas atuações nos palcos o levaram a integrar o elenco permanente da peça Adolescer, dirigida por Vanja Ca Michel, na Capital.

“O teatro me fez tão bem, que nunca mais consegui parar”, conta Pietro.

“Sou apaixonado pela comunicação desde criança, e a Voz da Galera deu o empurrão que faltava”, diz Pietro

Hoje, ele interpreta mais de 10 personagens na montagem, sucesso do teatro gaúcho há 15 anos. Com o salário de ator, equipou o estúdio caseiro. Comprou câmera, microfone, tripé, refletores e notebook para edição e, encerradas as participações no Voz da Galera, agora se empenha para alimentar um canal com o seu nome no YouTube.

Em uma das postagens, vista por mais de 2,8 mil pessoas, divaga sobre o que é felicidade e recebe elogios. “Seus vídeos fazem refletir mais que meu espelho, parabéns”, escreveu um dos seguidores.

“Sempre tive vontade de fazer o que estou fazendo agora, mas faltava incentivo e coragem”, diz, com segurança, o jovem que conseguiu superar a timidez e projetar a sua voz.

 

Reportagem e edição: Ana Carolina Bolsson
Edição de textos: Vivian Eichler
Fotos: Letícia Zluhan
Vídeo: Johnny Marco Filmes