Apostando na transformação da visão de futuro de alunos de escolas públicas do Rio Grande do Sul, a Escola Convexo desenvolveu o Projeto Casulo. A proposta é aproximar os jovens das noções do empreendedorismo.
Para a aluna Isabelli dos Santos, foi a oportunidade de colocar em prática o que ela sempre teve vontade.
Uma das atividades do projeto foi desenvolver um produto com potencial de vendas no mercado e que tivesse também um valor agregado, um diferencial.
“Um produto com propósito, um propósito sustentável, orgânico ou que trouxesse uma vida mais saudável para as pessoas”, explica o aluno Maicon Fredere.
Após um ano de planejamento, ideias, testes e criações, o grupo participante chegou ao produto final: o Chá do Porto, um mix de especiarias orgânico. O diferencial está em um bilhete que vem na embalagem com o intuito de incentivar a leitura.
Mas até chegar ao resultado – que logo estará à venda no Mercado Público de Porto Alegre -, o grupo foi enfrentando as adversidades.
“A gente foi criando. ‘Tá mas a gente vai plantar?’ ‘Será que a gente consegue?’ E aos poucos foi indo, cada perrengue a gente foi resolvendo, coisinha por coisinha”, lembra Isabelli.
Todos os detalhes foram pensados. Além do sabor, chamar a atenção do cliente também é importante, então a identidade visual da marca também fez parte do processo de criação.
“Eu tive a ajuda de uns designers, mas foi criado por mim”, conta Cris Matos.
O projeto cumpriu os objetivos na vida da jovem que teve sua primeira experiência com design e já vislumbra outros futuros.
“Eu achava que ia terminar a escola, ia ter um servicinho, fazer faculdade e ia ser isso. Mas a gente pode, mesmo sendo jovem, aprender e fazer as coisas que a gente gosta”, diz Cris.