Por: Flávia Leal Alves
A equipe da FMSS fez a primeira visita à escola EEEB José Plácido de Castro, de Relvado (RS), a grande vencedora de Logus – A Saga do Conhecimento, de 2015. A partir de hoje, iniciamos uma série mostrando o passo a passo da construção da sala Logus, um espaço inovador que será arquitetado de maneira colaborativa por uma equipe com muito brilho nos olhos e vontade de transformar a Educação.
Mas, antes, vamos conhecer um pouco mais de Relvado.
Como o nome bem diz, o município é repleto de áreas verdes, com jardins coloridos e plantações de árvores frutíferas. Da estrada, dá pra ver o vale onde está a cidadezinha de um pouco mais de 2 mil habitantes.
A cidade foi majoritariamente fundada por imigrantes italianos que se encantaram pela beleza da região. Ainda hoje, Relvado mantém características interioranas, como a tranquilidade de tomar um bom chimarrão em frente de casa. Ali, o tempo flui como um riacho de águas calmas.
A escola EEEB José Plácido de Castro chama atenção em meio às casas e ruelas rodeadas por eucaliptos. O prédio de tijolinhos laranjas é extenso e bem conservado. Em frente à construção, vemos um campo verde onde os estudantes praticam esportes.
A José Plácido de Castro tem Ensino Fundamental e Médio, com um pouco mais de 200 alunos.
Quem nos recebeu foram as alunas e alunos da equipe de Logus, o pai de uma delas, a coordenadora pedagógica Janete, a diretora Silvana, a vice-diretora Jaqueline, e professoras da escola.
Em roda, conversamos sobre as expectativas da sala Logus, e como o jogo impactou a escola e a comunidade.
“Logus ajudou a unir muito mais os professores e alunos de séries diferentes. Os alunos se sentiram mais próximos da escola e dos professores. Eles trabalharam juntos em todos os momentos”, diz Janete. E complementa: “os alunos desenvolveram autonomia e responsabilidade”.
Para a diretora Silvana, a escola mudou após o jogo. “A equipe de Logus despertou entusiasmo e curiosidade nos demais colegas. Eles conseguiram trabalhar em equipe. A cada etapa vencida, eles queriam novos obstáculos, o que foi fazendo com que eles se interessassem cada vez mais e mais. A vibração quando conseguiam vencer uma etapa era tão grande que passava para outros alunos, professores e até mesmo para as famílias”, conta Silvana.
E o que a galerinha de Logus achou?
“Para as missões do jogo, precisávamos o tempo todo de colegas de outras turmas. Toda semana tinha coisa pra fazer, acho que ficamos mais responsáveis e interessados”, revela Maicon.
Espaço que será totalmente reformado e se transformará na sala Logus.
A saga da construção da sala Logus só começou. Acompanhe todo o processo nos próximos posts.