Nós acreditamos que conhecimento transforma e, por isso, fechamos uma parceria com a Unisinos para disponibilizar ingressos gratuitos a educadores e estudantes em dois eventos sobre linguagem, educação de escrita e leitura. São dois eventos concomitantes que acontecerão entre 02 e 05 de julgo no Campus Porto Alegre. Veja abaixo os educadores selecionados para cada evento:
Saiba mais:
1) VI Encontro Internacional do Interacionismo Sócio Discursivo
É um espaço para pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação debaterem questões relacionadas ao desenvolvimento da linguagem e ao desenvolvimento humano e profissional, apontando desafios contemporâneos e perspectivas para a pesquisa no contexto do ensino e da formação docente apontando desafios contemporâneos e perspectivas para a pesquisa no contexto do ensino e da formação docente, a partir da perspectiva teórico-metodológica do ISD.
EDUCADORES:
Josiane Corrêa Barcella
Cristina Domingues Lemos
Letícia Schmidt Medeiros
Ilisane Winhar Pereira Zago
Gisele Silva da Silva
Tatiane Costa da Rosa
2) Workshop “Ensinar a língua portuguesa: da sequência didática ao(s) itinerário(s) de ensino”
Este minicurso, com o professor Joaquim Dolz (Universidade de Genebra), tem como objetivo principal desenvolver competências profissionais de professores(as) de língua portuguesa relacionadas ao ensino da leitura, escrita e também da oralidade.Para isso, a partir de situações práticas da sala de aula apresentadas pelos(as) professores(as), serão concebidas coletivamente novas estratégias de ensino (sequências didáticas e itinerários de ensino) que contribuam para aperfeiçoar o domínio prático da língua portuguesa.
EDUCADORES E SUAS FRASES GANHADORAS:
Thais Emilia Reder – “Trabalho com EJA e preciso de estratégias constantes para melhorar o uso da língua portuguesa com nossos alunos. A interpretação de texto e a leitura é fundamental e nesta modalidade em especial precisamos agir de forma criativa e efetiva. Espero neste Workshop vir com mais bagagem para nossa escola.”
Rosana kasper Cubas – “Eu mereço ganhar esse ingresso porque gosto de criar projetos de leitura e escrita na Escola incentivando e agregando , principalmente, as crianças especiais dentro do contexto social, para que possamos ter uma sociedade mais harmoniosa, critica e solidária no futuro.”
Carolina Karro da Piedade – “Porque sou uma professora comprometida com a educação e sempre interessada em aprender novas práticas, metodologias e estratégias que me auxiliem no trabalho diário.”
Ianne Ely Godoi Vieira – “Atuo na coordenação pedagógica dos Anos Iniciais e na formação de professores da minha Escola, além de professora universitária em curso de pós-graduação. Sou mestranda e tenho clareza da potência dos encontros e estudos de formação como caminho para a construção de novas práticas docentes. Assim, tenho certeza que os conhecimentos construídos nesse curso poderão auxiliar na promoção da minha qualificação, bem como de todos aqueles com os quais partilho todos os dias os desafios da Educação.”
Cristina Domingues Lemos – “Atualmente estou pesquisando sobre a produção de vídeos estudantis como forma de potencializar as aprendizagens e sinto dificuldades de associar esta prática a teóricos que tratem da interatividade e da polifonia dos discursos. Gostaria muito de participar desta oficina, pois está alinhada ao que estou estudando no momento.”
Anelise Espindola de Oliveira – “Por ser uma professora que está sempre em busca de especializações e inovações na minha carreira profissional. Estou sempre buscando cursos de aprimoramento, para viver em constante evolução. Participo de cursos disponibilizados pelo MEC no site da Olimpíada de Língua Portuguesa, sendo que a maioria dos professores de escola pública nem sabem da existência de tais cursos. Sou muito dedicada para com a minha profissão.”
Luciana Ferreira Soares – “Porque sou professora de Língua Portuguesa da rede pública há 20 anos e sempre busquei atualização para minhas práticas de ensino em sala de aula. Recentemente, encorajei-me a tentar a seleção para o mestrado em Letras e fui aprovada em todas as etapas. Meu mestrado é justamente na área de Linguística Aplicada, e meu projeto tem muita relação com os conceitos da escola de Genebra, enfocando a produção escrita e oral dos alunos em uma periferia urbana de minha cidade. Gostaria muito de ter a oportunidade de conhecer Joaquim Dolz, referência tão importante em minha área.”
Camila de Bona – “Porque sou professora da rede pública de ensino, com o intuito de aperfeiçoar minha prática e proporcionar aos educandos uma melhor experiência com a disciplina de Língua Portuguesa.”
Joseline Tatiana Both – “Pretendo participar do workshop porque acredito que o trabalho planejado por gêneros textuais pode propiciar maior reflexão sobre a língua e seu uso e, portanto, colaborar para a aprendizagem da língua.”
Cléria Maria dos Santos – “Porque diariamente tenho o desafio de despertar o interesse dos alunos para a disciplina de língua portuguesa e um fazer diferente é uma oportunidade de aprimoramento do meu trabalho.”
Ilisane Winhar Pereira ZAgo – “Além de ser professora dedicada aos meus afazeres docentes, preocupo-me muito com os meus alunos e que procura melhorar sua formação para ensinar melhor.”
Luciene Silva dos Santos – “Acredito ser importante para minha formação experimentar novos modos de pensar e criar dentro da Educação e da Linguagem, principalmente por ter experimentado um modo de escrita mais lírico dentro de modos rígidos de escrita acadêmica.”
Tatiane Costa da Rosa – “Sou dedicada, luto por uma educação de qualidade, porém por problemas pessoais estou sem condições financeiras para me dedicar mais. Então venho respeitosamente solicitar a vocês que me doem o ingresso me deixando participar desse momento com vocês. Desde já agradeço.”
Suzana Schineider – “ Há alguns anos, além de professora, faço pesquisas na área da didática em educação. Muito me interessa tal evento, já que como gestora, insistimos muito na importância de se aprofundar a didática na formação de professores.”
Maria Laudemia Martini Fernandes – “Porque é muito importante aprender mais, se reciclar sempre e ser professora do nosso tempo. Inovar! Obrigada !”