A partir desta quinta-feira (14) você pode votar nos melhores projetos para incentivo à leitura no Rio Grande do Sul, que serão agraciados com o prêmio do Júri Popular no 5º Prêmio RBS de Educação. Foram selecionados seis projetos finalistas, de escolas públicas e privadas, e você poderá votar em um deles por categoria.
VOTE NO SITE DO PRÊMIO RBS DE EDUCAÇÃO
Confira abaixo quais são os projetos selecionados:
EDUCADORES DE ESCOLA PRIVADA
MULHERES OPRIMIDAS, PROTAGONISTAS DAS NOSSAS HISTÓRIAS
Gisele dos Santos Rodrigues – Unidade de Ensino São Mateus – Cachoeirinha
OBJETIVO
Promover a reflexão sobre políticas de igualdade de gênero, a partir da produção de textos diversos e do incentivo a leituras que apresentam a mulher oprimida como protagonista. De acordo com a autora, o projeto teve a intenção de promover ações efetivas, de acordo com o Artigo 8, inciso V da Lei 11.340/2006 – “a promoção e a realização de campanhas educativas de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, voltadas ao público escolar e à sociedade em geral”.
ATIVIDADES
Contextualizações sobre assunto na mídia e termos (empoderamento feminino, sororidade, objetificação);
Aula sobre a violência doméstica e explanação sobre lei 11.340/2006 baseada na história de Maria da Penha;
Cada turma trabalhou obras selecionadas pela docente. Alunos pesquisaram e compartilharam obras com protagonistas oprimidas (total 50 livros).;
Cada aluno escolheu uma obra diferente para ler, distribuídas em: Biografia (1º Ano), Ficção/Literatura Brasileira (2º Ano), Literatura Brasileira (3º Ano).;
Alunos leram as obras e identificaram nelas os tipos de violência e opressão sofridas pelas protagonistas;
Debate participativo após leituras com relatos emocionados sobre as histórias;
Desenvolvimento de textos (narrativas gráficas e resumo 1º ano, expositivo multimodal 2º ano e dissertativo-argumentativo 3º ano).;
Exposição dos trabalhos na escola e das pesquisas, que renderam mais 50 livros diferentes;
Interesse dos alunos em seguir com pesquisas sobre o tema e teatro.
RELENDO O MUNDO POR DIFERENTES LENTES
Ana Claudia Petry – Colégio Nossa Senhora das Graças – Viamão
OBJETIVO
O projeto nasceu com o objetivo de avaliar e orientar o que o estudante lia no ambiente virtual. Os professores perceberam fragilidades no tocante à qualidade, quantidade e assiduidade do que o estudante lia na internet sob a forma de blogs, sites, redes sociais, anúncios, periódicos, entre outros. O enfoque foram grupos segregados – negros, latinos, LGBT, refugiados, etc – por isso a importância de mediar a leitura. “Inicialmente as buscas pelas informações eram bastante confusas. Os estudantes não estavam acostumados a fazer uma leitura crítica e portanto, acreditavam no primeiro site que pesquisavam”, afirma a autora.
ATIVIDADES
“Com o decorrer das orientações, fomos mostrando a eles que uma busca por informação demandava muitas reflexões. A orientação inicial era de que eles deveriam, em primeiro lugar, buscar o histórico de segregação do grupo, e aos poucos foram percebendo que uma mesma história poderia ser contada de diferentes maneiras, pois essas eram as ‘lentes’ que existiam. Passar a compreende-las, por meio da leitura e da informação, era o caminho necessário para esses jovens conseguirem interagir em um mundo cada vez mais conectado”.
DA LEITURA DA PALAVRA À LEITURA DO MUNDO: UMA VIAGEM PELA FICÇÃO
Joici dos Santos Pereira – Escola SESI de Ensino Médio Albino Marques de Souza – Gravataí
OBJETIVO
Aproximar os alunos do ato de ler, priorizando a formação de leitores literários capacitados, que consigam exercer um papel de protagonismo na produção e recepção de textos. Por meio do contato mágico com a ficção, proporcionar a eles experimentar o mundo por meio da palavra e que, ao experienciar o imaginário, percebam-se capazes de criar e recriar mundos, inclusive este que os circunda.
ATIVIDADES
“Apresentei Saramago por meio de um excerto do filme Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meireles. Depois disso, os alunos iniciaram a leitura de O Conto da Ilha Desconhecida em aula, fato importante, já que a narrativa de Saramago é peculiar e poderia causar estranhamento. Apresentado o estilo do autor, os alunos concluíram a leitura sozinhos. Então, propus uma pesquisa acerca de J.J. Veiga e do momento histórico em que A Hora dos Ruminantes foi produzida, para localizar o autor e a obra no campo literário. A leitura e discussão dos capítulos ocorreu semanalmente através de seminários, quizzes, caixinha com perguntas – momentos em que foram debatidas questões relacionadas à obra. Contos Gauchescos teve sua leitura iniciada pela apresentação de seu protagonista, Blau Nunes. Semanalmente, em grupo, os alunos leram um conto, fazendo a socialização destes por meio de esquetes, paródias, poemas, flagrantes literários pela escola entre outros.”
EDUCADORES DE ESCOLA PÚBLICA
PROJETO FESTIVAL CULTURAL VINÍCIUS E ELES
Daniela Montipo – Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline – Bento Gonçalves
OBJETIVO
“Criar oportunidades para que os alunos se sintam integrantes e agentes transformadores, favorecendo a aquisição de habilidades voltadas para a formação consciente e participativa na sociedade, através do estudo, análise e conhecimento da obra de Vinicius de Moraes. Fazer uma conexão com as realidades vivenciadas tratando de inclusão,gênero, raça, equidade, culminando em um grande Festival Cultural.”
ATIVIDADES
“Utilizamos várias estratégias de ensino, como: trabalhos de leituras e reflexões em pequenos e grandes grupos, leituras orientadas, estudos de casos, seminários, e análise da obra de Vinicius de Moraes. A filha do poeta, Maria de Moraes, cotidianamente interagiu com o alunos via WhatsApp, acompanhando os bastidores do festival, incentivando os alunos com mensagens carinhosas e gravando um vídeo para a abertura do evento. Os alunos conheceram e trabalharam em um estúdio de gravação profissional, disponibilizado de forma voluntária. Readaptaram obras dialogando com a conjuntura atual. Criaram cenários, figurinos, costuraram, confeccionaram, adaptaram textos, produziram vídeos e foram os artistas do grande espetáculo que encerrou no maior anfiteatro da cidade, reunindo mais de 600 espectadores. Em outubro, vamos ao Rio de Janeiro, conhecer a casa onde viveu Vinicius e vamos levar para a filha parte do projeto como forma de gratidão.”
PROJETO SÃO FRANCISCO EM QUADRINHOS
Simone Reinheimer Kochenborger – Escola Estadual de Ensino Médio Francisco de Assis – Pareci Novo
OBJETIVO
“Despertar nos alunos o gosto pela leitura; integrar através do projeto as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Filosofia e Artes; analisar o gênero história em quadrinhos; trazer um escritor para a escola para conversar com os alunos; utilizar os gibis para explicar os conteúdos obrigatórios das disciplinas.”
ATIVIDADES:
As leituras foram realizadas em sala de aula e na biblioteca, individualmente, em grupo, oralmente ou de forma silenciosa.
- Pesquisa sobre as personagens Garfield, Mônica, Snoopy, Radicci e Hagar e produção textual com descrição das personagens;
- Leitura de histórias em quadrinhos (ocorreu durante todo o projeto);
- Produção textual – análise de histórias em quadrinhos;
- Confecção das personagens em E.V.A;
- Pesquisa sobre super-heróis: Batman, Mulher Maravilha, Homem Aranha, X-Men, Super-Homem e mesa redonda com discussão sobre as personagens;
- Leitura do Livro “Filosofando com super-heróis”, de Gelson Weschenfelder;
- Confecção de cartazes com a descrição das personagens (heróis) e com citações do livro lido.
- Leitura de artigos de escritores de Montenegro relacionados ao tema do projeto;
- Escrita de HQs aludindo ao título do projeto “São Francisco em quadrinhos”;
- Produção de vídeo adaptado de trecho de filme em que aparecem as personagens Batman e Mulher Maravilha;
- Sessão de cinema com o filme “Mulher-Maravilha”;
- Visita de escritor Gelson Weschenfelder à escola e palestra.
RELEITURAS MACHADIANAS
Sheila Katiane Staudt – Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Canoas
OBJETIVO
“Incentivar e aprimorar a leitura dos clássicos machadianos; valorizar a literatura do século XIX; produzir curtas a partir dos textos machadianos; promover o contato com o Realismo Brasileiro e as novas artes; valorizar o gênero literário conto e suas variações; desenvolver a escrita de outros gêneros textuais; apresentar curta no II Festival Literário do IFRS Campus Canoas.
ATIVIDADES:
“O crescimento das leituras individual e dramática realizadas em aula e nos “Encontros com Machado” foram excepcionais, muito produtivas e, por vezes, emocionantes, pois muitos alunos se motivavam a ler os contos com sonoplastia, sons de cavalo, carroças, tiros, por exemplo. Fazíamos a divisão dos papéis (vozes) antes do primeiro contato com o conto, etc., além dos debates sobre vocabulário e questões político-sociais próprias do século XIX e a percepção da ironia machadiana que perpassa toda a sua obra ser notada no instante de ler mais atentamente os textos.”