[ Via Fronteiras da Educação]
Soluções para deixar as cidades mais humanas e sustentáveis foram debatidas na tarde desta segunda-feira (24) no projeto Fronteiras Educação. Centenas de estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, de diferentes escolas de Porto Alegre, participaram do encontro conduzido pela professora da UFRGS Joana Bosak, pela especialista em Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil Lara Caccia, e pelo apresentador Rodrigo Adams. “80% das pessoas hoje vivem em cidades, por isso precisamos pensar sobre o que fazer para minimizar os problemas decorrentes da vida nas grandes cidades, ou como transformá-los em soluções”, disse Joana.
[Foto: Divulgação Fronteiras da Educação]
Lara apresentou os desafios em relação ao transporte, mostrou o impacto que o grande volume de carros causa no dia a dia dos moradores e no seu relacionamento com a cidade.
A partir de exemplos de cidades que adotaram soluções simples para melhorar o trânsito, a acessibilidade e a ocupação de espaços públicos, explicou que nem todas as alternativas dependem do poder público ou têm um alto custo financeiro.
A geógrafa detalhou experiências em cidades como Nova York (EUA) e Bogotá (Colômbia), que ampliaram os espaços para pedestres em vias inicialmente planejadas exclusivamente para carros, reduzindo os acidentes de trânsito e melhorando a ocupação de espaços. Lara convidou os estudantes a refletirem sobre soluções que podem ser implementadas em cada comunidade, a partir da mobilização dos próprios jovens, criando situações e projetos que transformem as cidades em lugares melhores para conviver.
Em sua nona edição em Porto Alegre, a ação educacional tem o patrocínio da Braskem e a parceria institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Alunos e professores participantes do encontro receberam fascículos didáticos sobre o tema, revisados por especialistas acadêmicos de renome.
SOBRE O FRONTEIRAS DO PENSAMENTO
Ao chegar à 12ª edição, o Fronteiras do Pensamento reforça a sua missão de privilegiar ideias e valorizar o conhecimento na busca das principais chaves para a compreensão do mundo e de suas complexidades. A cada temporada, um time de pensadores e profissionais reconhecidos apresenta suas próprias inquietações e provocações para que, a partir de um conjunto múltiplo e diverso, possamos traçar novos debates. Alguns dos mais instigantes e representativos intelectuais da atualidade já estiveram no palco do Fronteiras, que se transformou em uma conceituada plataforma de conteúdo com filmes, vídeos publicados no YouTube, séries de livros e mais de 30 mil fascículos educacionais distribuídos, além de diversas outras publicações disponíveis no portal www.fronteiras.com. Atualmente, o Fronteiras é realizado em três capitais: Porto Alegre, São Paulo e Salvador.