Iniciativa presta contas aos gaúchos a respeito de ações de impacto realizadas pela marca em ano marcado pela pandemia
Mais do que ser fonte de informação e de entretenimento, o Grupo RBS busca contribuir de forma efetiva para a evolução das comunidades onde atua. É alinhado a esse propósito que, em meio à pandemia do coronavírus em 2020, a RBS e as marcas do seu portfólio seguiram fazendo entregas de responsabilidade social relevantes para o Estado. Um balanço dessas ações começa a ser apresentado ao público a partir desta segunda-feira (15).
No último ano, o Grupo RBS doou um total de R$ 77 milhões em mídia, por meio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), para 100 entidades e suas iniciativas sociais, culturais, institucionais e de mercado. A doação de mídia é o principal ativo da empresa na frente de responsabilidade social e, por meio da oferta gratuita de espaços publicitários, dá visibilidade a instituições sociais do Estado, como o Instituto Cultural Floresta (ICF).
— O Instituto Floresta não seria o que ele é, na mesma intensidade, sem o apoio da RBS. Nós fazemos a nossa parte, tentando mobilizar as doações, e a visibilidade que a RBS dá, para que nós tenhamos os instrumentos e a credibilidade para fazer esses pedidos, é muito importante — ressalta Leonardo Fração, empresário e presidente do ICF.

Uma das ações foi a distribuição de 230 mil protetores faciais em comunidades carentes. Crédito: Mateus Bruxel / Agencia RBS
A pandemia do coronavírus foi uma das principais marcas do ano que passou. Em março, o Grupo RBS lançou a mobilização #juntoscontraovírus, que contou com ações editoriais e publicitárias, buscando valorizar o jornalismo profissional, a atuação dos profissionais da saúde, as boas notícias, o equilíbrio entre saúde e economia, a responsabilidade individual, entre outros temas.
Das ações da mobilização, destaca-se R$ 32 milhões em doação de mídia, destinados para entidades sem fins lucrativos e projetos sociais de combate ao coronavírus no Rio Grande do Sul, e o Vista Essa Causa, iniciativa realizada pelo Grupo RBS e pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, em parceria com as Lojas Renner e Lebes que, com o apoio da CUFA-RS, distribuiu em comunidades carentes do Estado 230 mil máscaras e protetores faciais.
Fortalecimento
Entre as ações realizadas pela empresa no ano passado, também se destaca o Vitrine RBS, plano comercial promocional que possibilitou pequenas empresas anunciarem nos veículos da RBS, como forma de fortalecer seus negócios na pandemia. Foi o caso de Giordani Pavan, proprietário da Tamanduá Conveniências:
— Em março de 2020, com o fechamento dos estabelecimentos por causa da covid-19, veio a crise financeira, e nós precisávamos nos reinventar, para achar recursos que pudessem melhorar o nosso faturamento. Para isso, nada melhor do que o Vitrine RBS. Com ele, tivemos uma mudança significativa nas entregas e mais conexão com nossos clientes da Tamanduá. Foi muito bacana.
Outro projeto de relevância social é o Natal do Bem, promovido pela RBS TV e realizado em parceria com a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. Em 2020, mesmo com as doações sendo feitas apenas de forma online, a ação bateu recorde e reuniu 640 toneladas.
— A já tradicional e vitoriosa campanha Natal do Bem mais uma vez foi prestigiada pela população gaúcha, que, além de fazer doações de alimentos, teve a oportunidade de se manifestar a partir de carinhosas e positivas mensagens às famílias beneficiadas — comemora Paulo Renê Bernhard, presidente da Rede de Bancos de Alimentos do RS.
Tendo crença no poder de transformação da informação, as ações editoriais da RBS também fazem parte do compromisso de responsabilidade da empresa junto à sociedade. É o caso do Jornalismo de Soluções, prática jornalística intensificada pelos veículos da RBS durante a pandemia, que busca ampliar espaços de debate e de valorização dos bons exemplos. Outras iniciativas do jornalismo da RBS no último ano foram a cobertura integrada das eleições municipais e o projeto Fluência em Notícias, série de vídeos com a proposta de combater a desinformação.
Tradição
Outro pilar das iniciativas de responsabilidade social de 2020 foram projetos tradicionais da FMSS como os Editais, que, por meio da destinação de cerca de R$ 100 mil, beneficiou ações voltadas à infância e adolescência, cultura e esporte, totalizando 75 mil pessoas impactadas no Estado. Uma das iniciativas beneficiadas foi a Associação Esportiva e Cultural Pró-Esporte, que tem por finalidade desenvolver projetos esportivos e culturais, além de incentivar a prática de esportes, em diferentes modalidades, entre crianças e adolescentes. Esse foi o segundo ano que a Associação foi selecionada. Com os recursos, será executado o projeto Pé na Tábua, que busca incentivar e estimular o desenvolvimento intelectual, social e motor por meio da prática esportiva do skate.
— Os Editais auxiliam muito na questão de possibilitar a manutenção e a qualificação das nossas atividades. O recurso privado está sendo cada vez mais difícil de conseguir, então ser selecionado pelos Editais permite acreditar que a gente pode continuar seguindo no nosso trabalho de tentar mudar a vida de algumas crianças e adolescentes — destaca Vinicius Alves, presidente da Associação.
Anualmente, a RBS realiza também o Funcriança, ação que visa incentivar colaboradores da empresa a destinarem parte de seu imposto de renda devido para Fundos Municipais da Criança e do Adolescente. Como resultado, R$ 72 mil foram doados para oito instituições do Estado.
As entregas da empresa também envolvem o Planeta Atlântida. Em 2020, em parceria com a FMSS pelo segundo ano consecutivo, o Planeta ofertou o ingresso solidário, categoria especial que destinou parte do valor pago em cada ingresso a projetos que promovem transformações sociais por meio da música. Como resultado, foram doados aproximadamente R$ 160 mil para as ONGs Sol Maior e Orquestra Villa-Lobos. O Planeta Atlântida e a RBS fizeram, ainda, doações de materiais de trabalho à Secretária de Segurança Pública do Estado em um valor aproximado de R$ 50 mil.
— É uma imensa satisfação para a RBS, mesmo em um ano de tantas adversidades, poder fazer a diferença na vida das pessoas e no futuro do nosso Estado por meio daquilo que tanto valorizamos: a comunicação. Esse é o objetivo que nos move há mais de 60 anos e que, neste momento tão desafiador, se provou ainda mais relevante para a nossa atuação e para a sociedade— destaca o presidente do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho.
A campanha em números
- R$ 77 milhões doados em mídia para projetos sociais e culturais
- R$ 32 milhões em doação de mídia para ações de combate à Covid-19
- R$ 160 mil doados a partir dos ingressos solidários
- R$ 100 mil doados via Editais
- R$ 72 mil doados via Funcriança
- R$ 50 mil em doação de materiais para SSP-RS
- 640 toneladas de alimentos arrecadados
- 230 mil máscaras e protetores faciais doados
Confira a matéria na íntegra em GZH: https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2021/03/grupo-rbs-apresenta-entregas-de-responsabilidade-social-ckm9h1lsi00280198pdx4x56i.html