Você ainda tem dúvida se seu projeto pode participar do Prêmio RBS de Educação?
A gente vai te ajudar.
Falar sobre mediação de leitura pode parecer uma atividade complexa ou que requer conhecimentos super específicos, mas a verdade é que fazer uma prática de mediação de leitura é criar uma ação que valorize o hábito da leitura.
Veja abaixo alguns modelos de projetos que podem ser inscritos:
- leitura pelo professor – o professor prepara a leitura antes, sabe como apresentará o livro, lê com fluência e interpretação, prepara como vai iniciar uma boa conversa após a leitura. O que isso favorece? O professor atua como modelo de leitor.
- leitura individual – Destinar um momento da aula, ou da semana para que as crianças leiam. Podem ser textos informativos, ficção, gibi. Etc, mesmo que ainda não dominem a leitura, separar este espaço é incentivar o hábito de ler.
- leitura para pequenos grupos – enquanto a turma está ocupada, no caso das crianças menores podem estar brincando, desenhando ou mesmo lendo livros sozinhas – o professor pode convidar um pequeno grupo para fazer uma leitura.
- leitura compartilhada (quando todos seguem o mesmo texto) – tiramos cópias de uma notícia ou crônica que saiu no jornal, de um texto informativo sobre o tema de pesquisa do grupo, de uma peça de teatro, poesia, parlenda ou letra de canção.
- Leitura como fonte de inspiração – Usar a leitura para criar peças teatrais, jogos, sarau, gincanas. A leitura será uma base para construir algo, mas isto irá mostrar aos alunos as possibilidades de referências, histórias e formas que o mundo das palavras podem ofertar.
______
SOBRE O PRÊMIO RBS:
Está em seu sexto ano e tem o objetivo de valorizar os educadores e suas práticas de incentivo à leitura em diferentes áreas do conhecimento, como literatura, matemática, artes e ciência.
QUEM PODE PARTICIPAR:
Educadores da rede pública e privada das escolas do Rio Grande do Sul.
COMO PARTICIPAR:
A inscrição é gratuita. Basta acessar o site , preencher a ficha de inscrição e enviar um vídeo de até 5 minutos apresentando seu projeto.
PREMIAÇÃO:
Serão distribuídos R$39.000 mil reais em dinheiro para os projetos finalistas e vencedores. Além disso, todos educadores finalistas terão oportunidade de apresentar seu projeto na Feira do Livro de Porto Alegre em novembro de 2018.