• Quem somos
    • O que nos move
    • Quem foi Maurício Sirotsky Sobrinho
    • Nossa trajetória
    • Transparência
    • Nossa marca
    • Responsabilidade social do Grupo RBS
    • Parceiros
    • Equipe
    • Onde Estamos
    • Política de Privacidade
  • Projetos
    • Apoio de Mídia
    • Mapa de Boas Práticas
    • Editais 2020
  • Notícias
  • FAQ

Mudanças de percepção da sala de aula

2 de julho de 2015 por Fundação Maurício em Notícias, Sem categoria

Até meados de 1970, os castigos físicos ainda eram praticados em salas de aula pelo Brasil afora. A educação era percebida como um sistema que formava crianças e adolescentes com disciplina e rigor. Vigiar e punir, diria Michel Foucault?

É por certo que as escolas estão inseridas em contextos socioculturais e políticos que ultrapassam seus muros. A sala de aula é uma veia aberta que recebe influências do corpo complexo que é a sociedade. Um corpo vivo que cresce e se transforma. Que vivencia tempos de barricadas, maresias, continuidades e desconstruções.

Historicamente, a humanidade vivenciou a Ágora do livre debate; o aprendizado africano compartilhado ao redor do Baobá; o silencioso e paciente manuscrever dos copistas medievais. As salas de aula também estavam nas ruas, com as primaveras que revolucionaram as formas de pensar: renascimentos de culturas e iluminismos populares. As salas de aula também estavam nas escolas. No Ocidente, a partir do pensamento industrial do século 18, ainda mais formatadas para as exigências de uma época.

De lá pra cá, o que mudou? Partindo do pressuposto de que a História não é uma linha didática linear, e, sim, permeada por reviravoltas e complexidades, proponho a seguinte reflexão: quais são os modelos de sala de aula anacrônicos para o século 21?

Não faz muito tempo que as palmatórias foram proibidas no Brasil. No inconsciente de muitos, a sala de aula é um espaço em que prevalece o medo de falhar. O erro é punido. Não mais com a violência física. Mas o medo de errar em testes e provas. Afinal, uma prova, seja ela o Enem ou o vestibular, irá definir quem entrará na Universidade – entidade ainda percebida como a alavanca para o sucesso profissional.

Parafraseando João Guimarães Rosa, a sala de aula seria, portanto, uma megera cartesiana? Ou seja, que preza pela formação de indivíduos racionais, e é orientada para passar conteúdos a alunos muitas vezes desinteressados e amedrontados com as provas?

A escola é muito mais que isso. Ela é um ecossistema em que o ser humano é sapiens, mas também é faber, é ludens, é symbolicus. Como toda aprendizagem, ela se expande; como todo pensamento, muda e se transforma. A sala de aula do século 21 exige uma mudança de percepção: ela precisa ser transformadora.

*Flávia Leal Alves é coordenadora de projetos sociais da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Artigo publicado no jornal Zero Hora em 02/07/2015.

 

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)

Relacionado

artigo destaque-capa Flávia Alves fmss Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho Notícias

Autor: Fundação Maurício

Tweet
Share
Pin it
História AnteriorCompetências para a escola do século 21 Próxima HistóriaPRÊMIO RBS DE EDUCAÇÃO: ÚLTIMO DIA
Você também pode gostar de
Caras da Educação é.... Gabriel Pyong HwaCaras da Educação é.... Amanda Gomes

Escreva um comentário: Cancel Reply

(Garantimos a sua privacidade)

(campo opcional)

Nenhum comentário ainda.

Últimas Notícias

  • Grupo RBS apresenta entregas de responsabilidade social
  • Iniciativas são beneficiadas por projeto da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho
  • Parceria entre Grupo RBS, Renner e Lebes conscientiza comunidades carentes do Rio Grande do Sul para uso correto das máscaras
Privacidade e cookies: Esse site utiliza cookies.
Para saber mais, assim como remover ou bloqueá-los, veja aqui: Nossa política de cookies

QUEM SOMOS

  • O QUE NOS MOVE
  • Quem foi Maurício Sirotsky Sobrinho
  • Nossa Trajetória
  • Transparência
  • Nossa Marca
  • Responsabilidade Social do Grupo RBS
  • Parceiros
  • Equipe
  • Onde Estamos

NOTÍCIAS

  • Últimas
  • Artigos
  • Entrevistas

NO QUE ACREDITAMOS

  • Amplificar Boas Práticas
  • Parceria Com A Sociedade Civil
  • Protagonismo Jovem
  • Ressignificar a Educação
  • Valorização do Professor

Projetos em Andamento

  • Doação de Mídia
  • Editais
  • Go Code

Perguntas e Respostas

  • Mapa da Educação
  • FALE CONOSCO

    Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho
    fundacao@fmss.org.br
    • FMSS.ORG.BR
    • /FMSIROTSKY
    • @FMSIROTSKY
    • @FMSIROTSKY