Compromisso constante

O ano era 1982. O Brasil ainda vivia a ditadura militar, e a Constituição, que ainda não era Cidadã, estabelecia no seu artigo 168 que a educação era “direito de todos” e deveria se basear na “liberdade e na solidariedade humana”.

Nesse início efervescente, mas de crise econômica, o fundador do Grupo RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho, reconhecia a importância da dimensão social das empresas. “À palavra capitalismo”, dizia, “devemos acrescentar o adjetivo social”. Essa forma de pensar apenas começava a circular pelo meio empresarial no país.  

Assim, Maurício criou a Fundação RBS. Desde então, crescemos em projetos e ações sociais, conectamos ONGs, governos e empresas.  Ao longo de nossa história, ajudamos a expandir as possibilidades profissionais de jovens, estimulamos a arte e a literatura nas escolas, fizemos campanhas de prevenção às drogas, de voluntariado. Debatemos e denunciamos a exploração sexual e os maus-tratos na infância.  

Quer saber mais sobre as diferentes fases da Fundação? Navegue pela nossa linha do tempo.

Em 30 de setembro de 1982, a Fundação RBS nasce para reunir as ações sociais do Grupo RBS. O Projeto Colibri, de formação profissional e assistência médica para jornaleiros, e o Geração 21, de paternidade consciente, são marcas dessa fase inicial.

Em 24 de março de 1987, um ano após a morte do fundador do Grupo RBS, a Fundação recebe o nome de Maurício Sirotsky Sobrinho. A viúva de Maurício, Ione Pacheco Sirotsky, assume a presidência da FMSS.

O que fazer quando um morador de rua pede uma moeda? A campanha Movimento Sinal Vermelho para a Esmola passa a alertar sobre o círculo vicioso da esmola e sugeria contribuições a fundos municipais em várias cidades.

Com o Grupo RBS, passamos a adotar bandeiras de grande mobilização social. Você deve lembrar dos monstrinhos da campanha “O Amor é a Melhor Herança. Cuide das Crianças”, que conquistaram o público alertando para os maus-tratos na infância. Nos anos seguintes viriam muitas outras campanhas, como a de segurança do trânsito, prevenção ao uso do crack e educação.

A onda da vaquinha online já estava aqui em 2005, com o Portal Social, primeira iniciativa de crowdfunding para projetos sociais do Brasil. Nos seis primeiros anos, o Portal Social beneficiou 799 instituições em áreas que vão desde responsabilidade social, direitos humanos, desenvolvimento comunitário até ambiente.

Nossa campanha de prevenção ao crack cresce tanto que é criado o Instituto Crack Nem Pensar, que articula iniciativas de governo, organizações sociais e cidadãos na prevenção ao uso das drogas.

Afinados com as metas do movimento Todos pela Educação desde 2010, lançamos junto com o Grupo RBS a campanha “A Educação Precisa de Respostas”, que chamou a sociedade para debater sobre graves problemas da Educação Básica.

Lançamos uma grande estímulo para quem faz de tudo para despertar nos jovens o gosto pela leitura e pelo saber: o Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo. Em seu primeiro ano a premiação mobilizou mais de 900 professores e educadores a enviar seus projetos e contabilizou mais de 7 mil inscritos em um curso online para formar mediadores de leitura.

O ano também marcou a volta dos simpáticos Monstrinhos RBS, que voltaram dez anos depois para falar de educação com o slogan “O Amor é a Melhor Herança. Educação para as Crianças”.

Um dos projetos mais bacanas deste ano foi o Go Code, que ensina linguagem de programação de computadores a alunos de escolas públicas de Porto Alegre. Os professores são funcionários de várias áreas do Grupo RBS, marcando o compromisso da empresa com o voluntariado corporativo.

Concentrando as energias para além da educação formal, pensando em conhecimento em sentido abrangente. Com esses objetivos, foram construídos o game Logus – A Saga, que ressignifica conceitos da educação através dos games. Logus – A Saga ganhou o Prêmio Colunistas deste ano. Em novembro deste ano foi realizada a Festa do Conhecimento, no Auditório Araújo Vianna, com milhares de pessoas de todo o Estado em uma celebração da educação.

Lançamos o Editais, uma iniciativa do Grupo RBS em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, voltada ao incentivo de ações que contribuem para a transformação positiva da realidade de crianças e adolescentes de Porto Alegre (RS) e de iniciativas relacionadas ao esporte e cultura no Estado do Rio Grande do Sul. O apoio é feito por meio de leis de incentivo fiscal.

O Funcriança é um projeto do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, em parceria com a Associação de Funcionários do Grupo RBS (ARBS), que estimula os colaboradores da empresa a direcionarem (até 6%) um percentual do seu imposto de renda devido para projetos sociais cadastrados nos Fundos para Infância e Adolescência (FIA).

É uma das poucas oportunidades que os cidadãos têm de escolher para onde direcionar seu imposto. Com o Funcriança, cada um pode exercer sua responsabilidade social, uma vez que, ao invés de repassar o tributo integralmente ao Tesouro Nacional, é possível destinar um percentual para iniciativas sociais do seu município. Neste processo, a FMSS atua para selecionar e identificar instituições e projetos aptos a receberem os recursos e gerencia todo o processo de doação junto aos Fundos para os colaboradores do Grupo RBS.

Comprometidos com o desenvolvimento comunitário e com a valorização da cultura do Rio Grande do Sul, o Grupo RBS, por meio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, cede espaços de mídia não comercializados em todos os veículos para apoiar campanhas sociais e culturais sem fins lucrativos importantes para os gaúchos. Esse apoio se dá a partir da nossa Política de Investimento Social Privado e nos parâmetros técnicos de nossos veículos.

Ingressos Solidários são uma das formas de transformar eventos em ações mais sustentáveis, garantindo que, para além da experiência que promovem, consigam levar estes ganhos a projetos que promovem transformações sociais relevantes. Em 2019, pela primeira vez, a Fundação Maurício Sirotsky torna-se parceira do Planeta Atlântida por meio da criação desse tipo de ingresso, no qual parte da compra vai diretamente para duas instituições parceiras. Até hoje já foram apoiadas as iniciativas Ouviravida – Educação Musical Popular, Educando com Arte, Sol Maior e Orquestra Villa-Lobos.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Grupo RBS e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho uniram-se às Lojas Renner e Lebes para uma grande mobilização dos gaúchos a aderirem às máscaras protetoras. A iniciativa Vista essa causa levou em conta as orientações dos órgãos oficiais e teve ações de comunicação em todos os veículos da RBS, distribuição de máscaras de tecido em comunidades carentes do Rio Grande do Sul com o apoio da CUFA-RS e  ações educativas sobre o uso de máscaras. Além disso, a partir da produção das máscaras de tecido, movimentou a economia local.