A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e o Grupo RBS  selecionaram projetos sociais nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os projetos foram escolhidos por meio da abertura de editais para destinação de recursos decorrentes da Lei Rouanet, do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança) e da Lei de Incentivo ao Esporte.

O recurso que será repassado é de mais de R$ 450 mil.

Conheça os projetos selecionados:

LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE 

Projeto: Nova Trento revelando talentos no voleibol feminino – Ano 2

Resumo: O projeto “Nova Trento revelando talentos no voleibol feminino – Ano 2”, realizado na cidade de Nova Trento, visa dar oportunidades a 100 meninas de 08 a 18 anos, da Associação de Pais e Amigos do Esporte Neotrentino (APAEN) para que possam receber ensino das habilidades específicas de voleibol, iniciando-as na modalidade e preparando-as ao participar das equipes infantil, infanto-juvenil e juvenil na sequência de seu estágio de desenvolvimento nos anos subsequentes.

Proponente: Associação de Pais e Amigos do Esporte Neotrentino (APAEN)

Local de execução: Nova Trento (SC)

 

Projeto: Esporte e Lazer – Fase 5

Resumo: O projeto “Esporte e Lazer – Fase 5”, promovido pelo Bairro da Juventude dos Padres Rogacionistas de Criciúma, visa promover um conjunto de atividades esportivas de cunho educacional para 400 crianças e adolescentes, com foco na utilização do esporte como ferramenta de suporte e desenvolvimento integral dos participantes, favorecendo o fortalecimento de sua autoestima e melhorando o desempenho educacional. Contará com atividades nas seguintes modalidades: Tênis de mesa, Futebol de campo, Futsal, Vôlei, Tênis, Xadrez e Jiu-Jitsu.

Proponente: Bairro da Juventude dos Padres Rogacionistas

Local de execução: Criciúma (SC)

 

FUNCRIANÇA

Projeto: Aelca em Ação II

Resumo: Reformar o telhado da sala da oficina de informática que apresenta risco de desabamento, garantindo a continuidade dos atendimentos a 212 crianças da Vila Jardim.

Proponente: Associação Evangélica Luterana de Caridade

Local de execução: Porto Alegre ( bairro Vila Jardim)

 

Projeto: Projeto Qualificar IAPI 2016 – 2017

Resumo: Qualificar as oficinas de arte-terapia, contação de histórias e música com a contratação de profissionais especializados e melhorar os espaços físicos oferecidos ao público. Além disso, ampliar a faixa etária para 15 anos, assim como abrir vagas para a comunidade. Busca-se aumentar o índice de frequência das 110 crianças e adolescentes atendidos.

Proponente: Instituto de Assistência e Proteção à Infância

Local de execução: Porto Alegre (bairros Partenon, Santo Antônio, Vila João Pessoa, São José, Cel. Aparício Borges)

 

LEI ROUANET

Projeto: Banda Musical Auxiliadora

Resumo: Realização de aulas de instrumentos e de musicalização para 34 crianças e adolescentes, a partir da aquisição de instrumentos musicais para a Banda Musical Auxiliadora. O projeto também vai qualificar os membros do grupo de música instrumental. Além disso, estão previstas cinco apresentações do grupo em cinco cidades do estado.

Proponente: Associação Beneficente Nossa Senhora Auxiliadora

Local de execução: São Leopoldo (RS)

 

Projeto: Fazendo Arte no Veterano

Resumo: O projeto prevê a realização de 12 meses de oficinas de dança, música instrumental (violão) e teatro para 100 crianças e adolescentes do Bairro Canudos. As atividades ocorrerão no contraturno escolar, numa estratégia de inserção sócio-cultural e preservação de manifestações ligadas ao tradicionalismo gaúcho. Serão realizadas três apresentações à comunidade, para mostrar os trabalhos realizados nas oficinas.

Proponente: Atlético Clube Veterano

Local de execução: Novo Hamburgo (RS)

 

Projeto: Projeto Construindo Música

Resumo: Realização de oficinas de música instrumental ministradas pelo Grupo Mas Bah para 150 crianças e adolescentes, durante um ano, em cinco diferentes municípios gaúchos. Tem o objetivo de promover a cultura em locais de vulnerabilidade social. Serão realizadas 15 apresentações gratuitas à comunidade, como mostra dos trabalhos realizados nas oficinas.

Proponente: L C Druzian Consultoria

Locais de execução: Esteio, Estância Velha, Novo Hamburgo, Guaíba e Porto Alegre (Ilha das Flores)

 

Projeto: 1, 2, 3, fazendo arte outra vez

Resumo: O projeto da Fundação Hassis, de Florianópolis-SC, contempla a edição e publicação de 1.000 exemplares do livro “1, 2, 3, fazendo arte outra vez”. Uma publicação com atividades artísticas destinadas ao público infantil. Uma proposta em que mais de 1.000 crianças de escolas públicas possam fazer arte, estimular sua criatividade e imaginação a partir da matemática, através da resolução de desafios plásticos colhidos nas obras do artista plástico Hassis.

Proponente: Fundação Hassis

Locais de execução: Florianópolis (SC)

 

Projeto: Lapidando Talentos

Resumo: O projeto “Lapidando Talentos”, do Instituto Humaniza, visa promover a musicalização como ferramenta de qualificação cultural para 80 crianças e adolescentes de escolas públicas do Município de Campos Novos-SC. Serão realizadas oficinas de acordeon (sanfona/gaita), percussão, violino e canto e, após os primeiros 6 meses de aulas, será estruturada uma Orquestra Sanfoclássica (composta por sons de sanfona, violinos, percussão e vocal). Ao final do projeto, a Orquestra deverá se manter por conta de suas apresentações.

Proponente: Instituto Humaniza

Locais de execução: Campos Novos (SC)