O seu filho passou raspando ano passado na escola? Sofre bullying? Tem dificuldade para fazer o tema? Trocou de colégio? Ou já está no último ano do Ensino Médio e prepara-se para a grande mudança rumo à faculdade?

Seja qual for a situação, vida escolar é assunto dominante no dia a dia dos nossos leitores, sejam pai, mãe, tia, tio, avô, avó ou as próprias crianças e adolescentes. E isso se mantém por muitos anos. Se o bebê entrar na creche antes do primeiro aniversário, até chegar à faculdade podem ser 17 anos de vivência do mundo escolar, com todos os seus percalços e conquistas.

Neste início de ano, ZH se alia aos leitores na discussão de temas ligados à vida escolar, com uma série de reportagens que começa hoje e vai até sábado.

Ticiano Osório, editor de Sua Vida, tem o assunto como agenda obrigatória em seu planejamento para 2015:

– A editoria Sua Vida é comprometida com o tema da Educação, uma pauta inescapável, inesgotável e indispensável. Neste ano, algumas das principais reportagens de ZH farão um mergulho no universo das escolas, como fizemos na premiada matéria Lições da Turma 11F, de Letícia Duarte (texto) e Félix Zucco (fotos), vencedora do Prêmio Esso Regional Sul 2014. Vamos abordar a qualidade (ou a falta de qualidade) do Ensino Médio, por exemplo. Também queremos mostrar as percepções de crianças e adolescentes no caminho para o colégio, e dar voz aos professores, divididos entre o amor à profissão e as frustrações diárias: desprestígio, baixa remuneração, ambientes por vezes hostis.

Educação se fará presente em ZH neste ano não apenas em reportagens. Estamos preparando uma renovação do caderno Vestibular, que continuará como um guia para os jovens que querem ingressar na universidade – cada vez mais via Enem, vale ressaltar –, mas ampliará sua lista de assuntos. Zero Hora também investirá em projetos digitais: a ideia é lançar um site exclusivo, com uma equipe própria que desenvolverá conteúdos em textos, vídeos e infográficos.

Contribuir com ações de impacto para a qualidade da Educação é um compromisso histórico do Grupo RBS com a comunidade, expresso em seis itens lançados em 2012, que tratam de dar visibilidade aos temas relevantes do ambiente escolar, como a valorização dos professores e de boas práticas em sala de aula, o papel decisivo dos pais no aprendizado dos filhos e a responsabilidade dos governos com a Educação, sempre no interesse do aluno. Uma das principais iniciativas é o Prêmio RBS de Educação, que em 2015 está em sua terceira edição, um reconhecimento a professores e estudantes que promovem a formação de leitores. A Educação também é um tema prioritário para a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS). Ao longo do ano, a FMSS implementará projetos incentivando os jovens a promover a transformação por meio do conhecimento.

 

Fonte: Zero Hora