O Go Code Blocks chega a Torres (RS) proporcionando o aprendizado da linguagem de programação a alunos do Ensino Médio de escolas públicas

O projeto Go Code Blocks Torres, realizado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e ULBRA Campus Torres, acaba de selecionar 21 alunos, entre 80 inscritos, para o curso, que ocorrerá pela primeira vez na cidade. O Go Code Blocks é um curso de introdução à lógica e à linguagem de programação para jovens do Ensino Médio da rede pública.

Os inscritos passaram pelas etapas de prova online e entrevista para figurar entre os 20 escolhidos que irão participar de aulas de programação e lógica durante um mês, três vezes por semana, todas as terças, quartas e quintas-feiras. A seleção foi realizada por voluntários da instituição ULBRA Campus Torres.

O curso é uma versão compacta, com um mês de duração, inspirada na metodologia do projeto Go Code que é realizado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Grupo RBS em Porto Alegre há três anos. Todos os professores são voluntários da ULBRA  Campus Torres e de empresas parceiras.

Sabemos que, além de estarem diante de um mercado de trabalho em ampla expansão, as pessoas que possuírem conhecimentos de programação e o pensamento computacional poderão se destacar, também,  em outras áreas. O Go Code Blocks Torres oferece uma grande oportunidade de aprendizado na área de tecnologia para os jovens do ensino médio.  O curso irá ampliar horizontes e poderá servir como o início de uma trajetória profissional de muito sucesso“, destaca Adriana Bueno Silva, coordenadora dos cursos de Computação da ULBRA Campus Torres.

O objetivo do projeto Go Code é estimular o pensamento computacional, para que os jovens enxerguem o conhecimento da tecnologia digital como ferramenta básica para todas as profissões.

“É importante dar acesso a esse conhecimento para estudantes da rede pública, já que essa é a linguagem que abre as portas do futuro. Estamos felizes por disseminar esse projeto em mais uma região do Estado” afirma a gerente executiva da FMSS, Lucia Ritzel.

Foram selecionados alunos de cinco escolas em três cidades diferentes: Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara e Torres. O Go Code Blocks Torres inicia no dia 1º de novembro e tem seu término marcado para o dia 2 de dezembro. As aulas ocorrerão na ULBRA Campus Torres, com uma carga horária total de 50h, trazendo os seguintes conteúdos: introdução à lógica e à linguagem de programação; introdução ao desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablets com sistema operacional Android; tendências de mercado e empreendedorismo em Tecnologia da Informação.

Conheça os selecionados:

Abner Mattos da Silva

Alessandro Cardoso de Sousa Soares

Aline do Nascimento Padilha

Bruno Magnus Justo

Cícero de Mattos Santos

Eduardo Marques dos Santos

Everaldo Pereira de Souza Júnior

Filippe Oliveira da Silva Rodrigues

Giovane Rodrigues Machado

Gustavo Justo Raupp

José Guilherme Pereira dos Santos

Júlia Ghisleri Nunes

Lucas dos Santos Santos

Luiz Fernando Valim Laureano

Lyandra Ramos da Silva

Meiriélen Lopes

Paola Schardosim Simão

Rangel Vieira Bittencourt

Tawan Godinho Silveira

Thauanne da Rosa Prudêncio Aleixo

Yorrana Scheffer Sá