A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinaram na última quarta-feira (3) uma parceria para ações conjuntas de divulgação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como parte desse compromisso conjunto, foi realizado em Porto Alegre, um workshop para jornalistas do Grupo RBS e comunidade em geral, sobre como abordar os ODS em reportagens e entrevistas com os candidatos nas eleições deste ano.

Em vigor desde o ano passado, os 17 ODS integram a agenda global 2030, assinada por 193 países, e podem ser definidos como um grande plano de ação para execução de ações que resultem em um mundo mais justo e sustentável. Fortemente relacionados entre si, os ODS abordam temas como Educação, Saúde, Crescimento Econômico Sustentado, Infraestrutura, entre outros. O assessor sênior do PNUD, Haroldo Machado, que esteve na Capital gaúcha para a assinatura do termo e ministrou o worshop, diz que os ODS devem ser incorporados por toda a comunidades, de chefes de Estado a chefes de família.

Haroldo Machado e Lucia Ritzel assinam parceria para divulgação dos 17 ODS.

  • Os dados deixam claro que ainda há muito a ser feito, e o engajamento dos cidadãos é a parte mais importante desta agenda. Todos os ODS foram construídos a partir das conquistas dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), que produziram o mais bem sucedido movimento de combate à pobreza na história entre os anos de 2000 a 2015. Em gráficos, os últimos anos representaram um grande avanço, especialmente para o Brasil. A configuração do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) teve mudanças drásticas nos últimos 10 anos, os avanços estão acontecendo e não podem parar. No Rio Grande do Sul, a taxa de pobreza foi reduzida de 16.2% para 7.1% em 10 anos: “Os desenvolvimentos social, ambiental e econômico pontuam em IDH, principalmente quando há uma pegada ambiental maior, explica Machado.

 

A FMSS e o PNUD já são parceiros no game Logus – A Saga do Conhecimento, projeto da fundação voltado para às escolas públicas do Rio Grande do Sul, que estimula competências socioemocionais para o protagonismo jovem e o acesso a novas tecnologias e ao pensamento digital.

  • Temos convicção que a parceria com o PNUD amplia e potencializa a contribuição da FMSS para a transformação positiva a partir do conhecimento, que é a nossa crença. Trabalhamos por uma Educação de Qualidade para Todos e os 17 ODS, sem dúvida, nos ajudam a enxergar um grande plano de ação para chegar a um mundo  melhor, justo e plural, construído de maneira holística por muitos saberes e muitas mãos – afirma a gerente executiva da FMSS, Lucia Ritzel.