geral

O Encontro Anual dos Objetivos do Milênio, promovido pelo Movimento Nós Podemos Santa Catarina, realizou em seu segundo dia no Hotel Cambirela a apresentação do V relatório de acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) na Região Sul, a composição de mesas redondas para a discussão do futuro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentação dos dados da Certificação ODM 2014 e a entrega de certificados para as organizações integrantes do Movimento.

O V relatório de acompanhamento dos ODM na Região Sul foi apresentado pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Luciana Mendes Santos Servo.  Ela enfatiza a importância de discutir a municipalização dos ODM para o avanço dos indicadores sociais.

Confira a apresentação: http://www.slideshare.net/NosPodemosSC/relatorio-nacional-de-acompanhamento-dos-odm

Um exemplo é o ODM 4. O Brasil já alcançou a meta de redução da mortalidade na infância: a taxa de mortalidade passou de 53,7/mil nascidos vivos (NVs) em 1990 para 17,7/mil NVs em 2011. Contudo, o nível da mortalidade ainda é elevado. Em Santa Catarina, a taxa de mortalidade em 1990 era 33,6 e atualmente 10,8. Porém, ao analisar os municípios esses números variam. Segundo informações da RIPSA (Rede Interagencial de informações para a saúde), em 2013 a taxa na capital catarinense era de 5,17. Já no município de Palhoça, a taxa é de 8,78.“É preciso investigar melhor os óbitos infantis para saber se podiam ser evitados”, avalia Luciana.

O Secretário Executivo Adjunto do MNPSC Odilon Faccio destacou a problemática da evasão escolar de jovens de 15 a 17 anos, que ainda é alta no Estado. “Os governos dos Estados são responsáveis por uma série de políticas públicas que são desafios ODM e ODS, como no caso da educação”.

O Secretário Geral da Presidência da República – SGPR, Laurêncio Korbes, afirma que as secretarias municipais devem compor também os núcleos estaduais para ampliar a participação em ações dos ODM, pois “são as políticas públicas que  alteram indicadores”, completa.

Em seguida, deu-se a formação da mesa redonda sobre a atuação dos Estados da Região Sul em prol dos ODM. O Secretário Executivo do MNPSC, João Batista Thomé, afirma que a prioridade atual é o envolvimento da juventude. O Secretário de Comunicação do Núcleo ODM-RS, Joaquim Proença Sigaud diz que o trabalho com os ODM nas escolas garante o protagonismo dos jovens fazendo avançar os desafios de políticas públicas. “Os jovens são grandes multiplicadores sociais”, destaca.

À tarde, realizou-se a mesa redonda “O desafio da municipalização dos ODM e ODS na ótica dos Comitês Locais”. Para o coordenador do Comitê Nós Podemos Blumenau  Lauri Zen, a responsabilidade do trabalho com os ODM exige zelar pelo profissionalismo. “Além do planejamento, é preciso haver um debate constante dos indicadores levantados pelas ações em prol dos ODM”, diz. Odilon Faccio, ressalta que “a virtude do voluntariado é planejar sua efetividade”. A coordenadora do Comitê de Criciúma Juliana Galli Da Rolt apresenta sua experiência que partiu da formulação de um manual técnico para a atenção básica. Foi sugerida ao final da mesa a composição de um passo-a-passo para a formação de comitês locais. Somada à proposta, a coordenadora do Comitê de Jaraguá do Sul Cátia Maria Hoeft  sugere a criação de uma agenda com os líderes de município para a confecção de um protocolo pós-municipalização dos ODM.

O evento seguiu com a apresentação dos dados da Certificação ODM 2014 pela Secretária Adjunta Institucional do MNPSC, Camile Bruns, com o objetivo de incentivar e valorizar as ações ligadas aos ODM.

Confira a apresentação: http://pt.slideshare.net/NosPodemosSC/certificado-odm-2014

Logo após, concluiu-se o evento com a certificação de 51 entidades parceiras, entre empresas, poder público e organizações da sociedade civil. Essas organizações juntas investiram R$ 142 milhões de reais, atingindo com os seus projetos, ações e atividades um total de cerca de 3 milhões de pessoas em Santa Catarina. “São números expressivos e que nos fazem crer que a sociedade catarinense está bastante envolvida e motivada em relação à sua atuação em prol do atingimento das Metas do Milênio”, avalia Thomé.

Confira a lista das organizações certificadas:

ASSOCIAÇÃO CAMPONOVENSE DE APOIO AOS DEFICIENTES AUDITIVOS E VISUAIS
Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa – AJORPEME
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Joaçaba
ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DA PRAIA JOÃO ROSA
ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS AUTISTAS DE CAMPOS NOVOS – AMA
ASSOCIAÇÃO HORIZONTES
BAESA – Energética Barra Grande S/A
Baumgarten Gráfica Ltda
Campos Novos Energia S/A – ENERCAN
CELESC DISTRIBUIÇÃO S.A – AGÊNCIA REGIONAL DE JARAGUÁ DO SUL
Celesc Distribuição S.A. – Agência Regional de Criciúma
Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul
Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Joinville
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
COMITÊ PARA DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMÁTICA DE SANTA CATARINA – CDI-SC
Consórcio Empresarial Salto Pilão – CESAP
Coopertaiva de Trabalho Médico Jaraguá do Sul – UNIMED
Cugnier Certificadora Ltda
Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Elian Indústria Têxtil Ltda – matriz
Facilitação Treinamentos
FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina
FEDERAÇÃO CATARINENSE DE MUNICÍPIOS
Fundação Educacional da Região de Joinville – FURJ / Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE
Fundação Fritz Müller
Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho
ORGANIZAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI – UNIVALI
FUNIARP – Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
FURB – Universidade Regional de Blumenau
ICOM – INSTITUTO COMUNITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS
INSTITUTO CONSULADO DA MULHER
Instituto Crescer – Movimento Cidadania e Juventude
Instituto Ekko Brasil
Instituto Engevix
Instituto Primeiro Plano
Instituto Voluntários em Ação
KADOMUS ENGENHARIA EIRELI-ME
Nexxera Tecnologia e Serviços S/A
ONG Moradia e Cidadania SC
Prefeitura Municipal de Blumenau
Prefeitura Municipal de Brusque – Secretaria de Governo e Gestão Estratégica
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC
SOGEPLAN Planejamento e Gestão Social Ltda.
Sulcatarinense Mineração, Artefatos de Cimento, Britagem e Construções Ltda.
Unimed Alto Vale
Unimed Brusque Cooperativa de Trabalho Médico
UNIMED DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Unimed Grande Florianópolis Cooperativa de Trabalho Médico
Unimed Litoral Cooperativa de Trabalho Médico Ltda
Verde Vida Programa Oficina Socioeducativa

 

Via: Movimento Nós Podemos SC