Em cerimônia de boas-vindas com a participação de Jayme Sirotsky, presidente emérito do Grupo RBS e do Instituto Jama, do comunicador Luciano Potter,  representantes da PUCRS,  e professores voluntários do Go Code, os 20 jovens selecionados para a turma deste ano, juntamente com seus pais e responsáveis, foram recebidos na aula inaugural que aconteceu no salão nobre do Grupo RBS, na última terça-feira (19).

Luciano Potter apresenta a cerimônia no Grupo RBS.

Luciano Potter apresenta a cerimônia no Grupo RBS.

Jayme Sirotsky felicita os 20 jovens selecionados.

Jayme Sirotsky felicita os 20 jovens selecionados.

Os 20 jovens são estudantes de escolas públicas de Porto Alegre. Eles passaram por um processo seletivo rigoroso. No total, 233 estudantes se inscreveram para entrar na turma do Go Code. Destes, 58 foram selecionados para a prova presencial que aconteceu na PUCRS. Para a última etapa, 43 jovens foram entrevistados por profissionais voluntários do Grupo RBS, da HP e da PUCRS, que selecionaram os 20 alunos.

Para Lucia Ritzel, gerente-executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, os alunos passarão por jornadas de aprendizagens ao longo dos sete meses de aulas que acontecem no Grupo RBS e na PUCRS. Eles serão capacitados em lógica, programação Java, desenvolvimento mobile, empreendedorismo e habilidades profissionais para o mercado de trabalho.

Com o ensino da linguagem de programação, espera-se incluir os jovens na cultura digital, inspirando-os para entrar no mercado de trabalho e desenvolver habilidades empreendedoras. E, além disso, compartilhar um conhecimento que possa servir como elemento de transformação individual e social.

“O futuro está aí e pertence a vocês”, disse Jayme Sirotsky, incentivando-os a cada vez mais buscar novos conhecimentos.

Luciano Potter com os 20 alunos do Go Code 2016.

Luciano Potter com os 20 alunos do Go Code 2016.

Professores voluntários do curso.

Após a apresentação inicial, os alunos saíram do salão para tirar fotos com a equipe da FMSS. Enquanto isso, acontecia um momento de facilitação com os pais e responsáveis. Carlos Idiart e Marta Dueñas, da Nano BizTools, lançaram uma pergunta: como você imagina seu filho(a) no futuro? Em seguida, os pais foram convidados a passar para o papel suas expectativas por meio de desenhos. Os desenhos foram expostos em um mural e os pais foram convidados a explicar o que entenderam dos desenhos uns dos outros, compartilhando desejos e sonhos para seus filhos.

“O Go Code abre uma oportunidade pelo contato com empresas”, analisou Taís, mãe do Leonardo. Já para Luciana, mãe do Brenner, “o céu é o limite” para aquela turminha.

Fernando Dotti em aula inaugural do Go Code na PUCRS.

Após a cerimônia no Grupo RBS, alunos e pais se dirigiram à PUCRS e foram recebidos por Fernando Dotti, diretor da Faculdade de Informática da universidade. Dotti apresentou a PUCRS e introduziu os principais assuntos que serão tratados ao longo do curso.

Com o Go Code, os jovens terão oportunidade de se desenvolver profissionalmente e dominar a linguagem dos computadores.