Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) realiza, no dia 10 de julho, um workshop voltado a instituições do terceiro setor. O evento está com as inscrições abertas e tem como objetivo avaliar o quanto as organizações sociais estão preparadas para realizar uma análise eficiente, eficaz e efetiva de suas ações.

– As organizações do terceiro setor exercem um papel estratégico para o desenvolvimento social em nosso país. No entanto, além de processos e uma equipe capacitada e motivada, é fundamental a constituição de um plano de avaliação consistente, pensado antes, durante e depois dos projetos – comenta Jeferson Weber dos Santos, coordenador de cooperação técnica da FMSS.

O evento inicia com a reflexão sobre a importância do processo avaliativo pelo Dr. Thomaz Chianca, especialista em avaliação de projetos sociais. Será uma manhã de trabalho com debates e oficinas, na qual os participantes poderão exercitar a construção de perguntas e estratégias para respondê-las.

À tarde, serão apresentados dois cases: um da Associação Cristã de Moços do RS e outro da Fundação Roberto Marinho. Será um momento especial, no qual os participantes observarão duas experiências exitosas relacionadas tema. No final, um talk show mediado por Chianca problematizará os processos apresentados, aprofundando e trazendo novos elementos para o debate.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 7 de julho clicando aqui ou pelo e-mail alexandra.morassutti@fmss.org.br.

 

Sobre o Dr. Thomaz Chianca:

Chianca é consultor em avaliação de programas sociais, com 20 anos de experiência no Brasil e em outros 23 países. Com projetos em diversas áreas, incluindo educação, desenvolvimento infantil, redução de pobreza rural, meio-ambiente, direitos da criança e do adolescente, saúde e empreendedorismo, ele é também odontólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona métodos de pesquisa na pós-graduação, apoia projetos de pesquisa e extensão, e realiza avaliações internas institucionais. Tem doutorado em avaliação pela Universidade de Western Michigan (2008), mestrado em saúde pública pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (1996) e graduação em odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985).

Confira a programação do evento:

9h – Workshop Thomaz Chianca – Como fazer avaliações válidas, relevantes e úteis para sua organização social?

12h30 – Almoço

14h – Apresentação de cases:

  • Associação Cristã de Moços
  • Fundação Roberto Marinho

16h – Talk Show de Thomaz Chianca com avaliação dos cases apresentados

17h – Encerramento

Serviço:

O quê? Workshop sobre como fazer avaliações válidas, relevantes e úteis de projetos sociais

Quando? 10 de julho de 2014, a partir das 9h

Onde? Hotel Embaixador (Rua Jerônimo Coelho, 354 – Centro, Porto Alegre)