Por: Flávia Leal Alves

A FMSS visitou as jovens protagonistas vencedoras do 3° Prêmio RBS de Educação, de 2015. O objetivo do encontro foi conhecer de perto os projetos que as equipes da Roberta Ferrari, de Osório (RS), e da Jacqueline Alves, de Lages (SC), irão desenvolver em 2016.

Quais são as expectativas? Como colocar as ideias em prática? Quais são os principais desafios? Essas foram algumas das questões discutidas. Após a reflexão, as duas equipes desenvolveram o plano de ação para a execução do projeto e definiram o cronograma e escopo das atividades.

Primeiro, visitamos a escola Escola Estadual de Educação Básica Prudente de Morais, dos jovens protagonistas de Osório. A equipe é formada pela Daiana, Roberta, Brenda e Pedro, com o apoio dos professores Anderson, de Filosofia e de História, e a Bruna, de Linguagens.

Equipe da FMSS e jovens protagonistas de Osório.

Trocas de experiências e ideias de como colocar em prática o projeto.

O projeto deles se chama “Resgatando valores: promovendo a integração”. A equipe conheceu o Prêmio RBS de Educação por meio do jogo Logus: A Saga do Conhecimento, também da FMSS. Uma das missões do game, de nome “Virtus”, pedia que os jovens fizessem o curso online “Cinco passos para a mediação de leitura”, disponível no site. Após a conclusão do curso, sentiram-se incentivados a enviar um relato e participar do Prêmio. Foram os vencedores do Rio Grande do Sul. Agora, têm o desafio de colocar a mão na massa e dar vida às suas ideias de incentivo à leitura.

Roberta, jovem protagonista.

Pedro, jovem protagonista.

Troféus da equipe do 3° Prêmio RBS de Educação, do jogo Logus e de maior torcida da Festa do Conhecimento.

“Resgatando valores: promovendo a integração” funcionará da seguinte maneira: alunos do Ensino Médio irão realizar contações de histórias e peças de teatro para alunos do Ensino Fundamental. Eles pretendem usar fábulas em suas leituras e apresentações.

“Queremos atingir os pequenos, para que cada vez mais cedo eles passem a respeitar os pais, professores e outros colegas”, conta Daiana.

Já Roberta explica o título do projeto: “Queremos deixar um legado para a escola, resgatando valores como o respeito”. Brenda aprofunda: “Precisamos respeitar as diferenças entre as pessoas”. E o professor Anderson completa: “Depois do projeto, os alunos mais velhos serão exemplo para os mais novos”.

Como resultado? Querem que a escola se torne um espaço de integração e de colaboração, promovendo o respeito e a empatia entre os alunos.

De Osório partimos para Lages. Visitamos a Escola Municipal de Educação Básica Suzana Albino França, da Jacqueline e sua equipe, formada pela Luana, Gabriele, Caroline, Tainara e o professor Cadu, de Língua Portuguesa.

Equipe da FMSS e jovens protagonistas de Lages.

Selfie na biblioteca.

A equipe começou a desenvolver o projeto “Ideias inovadoras: uma rede de leitores”, grande vencedora de Santa Catarina na categoria “Jovens Protagonistas”. O objetivo é disseminar a leitura na escola e na cidade, com diversas atividades como contação de histórias e divulgação pelas redes sociais de trechos de livros, dicas de leitura e até mesmo vídeos das jovens contando os livros que leram. Elas serão youtubers literárias.

Dá uma olhada na página do grupo.

Momento de colocar em prática as ideias.

Equipe monta o cronograma.

Com o dinheiro do Prêmio, a equipe construirá uma nova biblioteca na escola.

“Todo mundo me conhece nas ruas pelo Prêmio RBS”, revela Jacqueline. O reconhecimento na cidade foi tanto que a jovem ganhou uma bolsa integral para realizar o Ensino Médio em escola particular.

Ficou curioso (a) de como eles colocarão em prática seus projetos? Acompanhe o site e redes sociais da FMSS. Compartilharemos vários vídeos e textos produzidos pelos próprios jovens protagonistas.