Por Camila Konrath

Combinar momentos de aprendizado com jogos. Uma antiga estratégia eficaz, hoje ainda mais popularizada com a ajuda da tecnologia, possibilitando a implantação de ferramentas que tornam o aprender uma experiência muito mais prazerosa. O desenvolvimento desta técnica é a Gamificação, originária da constatação de que os seres humanos são naturalmente atraídos pelos jogos. Então, a ideia de unir estas mecânicas em outros universos a fim estimular interesse em diferentes contextos tende a crescer, e a integração do conteúdo de ensino educacional com as plataformas de games virtuais se tornar uma receita com cada vez mais sucesso.

Mas afinal de contas, qual a importância da gamificação para o aprendizado e como levar isso ao ambiente escolar? Tiago Bulhões, professor de Design da ESPM-Sul, enxerga o despertar do interesse como uma das maiores vantagens da ferramenta para educação: “Quando falamos de gamificação não existe receita de bolo. É usar as mecânicas, os recursos, as estratégias de jogo para outros fins que não são jogo. Portanto, neste contexto, podemos criar um pensamento pedagógico diferente em vez de dar aquela mesma aula de sempre, pensar em com como construir uma curva de engajamento. Refinar o jogo até ele se tornar uma experiencia agradável para o jogador”.

O professor do curso de Jogos Digitais da Unisinos, Bernardo Aguiar, entende a gamificação como influenciadora das mudanças no ensino tradicional: “Acostumar seu aluno a explorar os problemas fazendo uso da curiosidade natural dele, ir além questão formulária do ensino tradicional, saber usar as ferramentas para fazer de outras maneiras. No curso de jogos, o aluno tem um pouco mais esse perfil modificador, mas a tática poderia ser aplicada em qualquer curso. Um exemplo disso é quando um aplicativo desenvolvido permite explorar um museu através de mídias, ou seja, ele gamifica a experiência de passear pelo museu, explorar o acervo, aprender mais sobre o que esta acontecendo por lá. Toda essa lógica para incentivar o estudante a ir atrás de mais aprendizado, empolgar-se com aquela experiência, com aquela informação…”.

Pensando nesta estrutura extremamente frutífera de criatividade e entretenimento, nasceu o game Logus – A Saga do Conhecimento. O jogo é uma iniciativa da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho em parceria com o Grupo RBS e convoca as escolas públicas do Rio Grande do Sul para o jogo virtual que envolve os participantes em temas como sustentabilidade, cidadania, meio ambiente e economia, para promover impactos substanciais no ambiente escolar e em ações para a sua comunidade. A temática de desenvolvimento cidadão já está presente na primeira missão de Logus, convidando os alunos a criar projetos que incluam os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU com a ajuda da internet e de plataformas como computadores e celulares para enviar vídeos, projetos e responder quizzes para cumprir as missões que irão gerar mais pontos (Logus) e eleger uma escola vencedora pós a soma. uma gincana onde o real e o virtual caminham juntos para transformar por meio do exercício da cidadania.