Equipes do jogo participaram de ação de programação

No game Logus – A Saga do Conhecimento, da fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e do Grupo RBS, os participantes realizam ao longo da jornada diversas missões e desafios chamados de Actus, que são relacionados às disciplinas escolares. O último deles, que aconteceu na primeira quinzena de novembro, foi o Actus Kibernex, ligado à Informática, que incentivou que as equipes participassem da Hora do Código: uma ação global que atinge dezenas de milhões de pessoas em mais de 180 países para mostrar que qualquer pessoa pode aprender a programar.

Kibernex é o avatar da tecnologia.

                Kibernex é o avatar da tecnologia.

A Hora do Código é realizada todo ano durante a Semana da Educação em Ciência da Computação. Em 2016, está com data marcada para acontecer entre 5 e 11 de dezembro, mas a ação pode ser organizada durante o ano inteiro, aproximando as pessoas da linguagem de programação. No Brasil, o movimento é promovido pela Fundação Lemann.

Em Logus, a Hora do Código aconteceu no desafio Actus Kibernex, pedindo que os Ativados se unissem ao esforço global em atividades de iniciação à programação. Para isso, os participantes tiveram de escolher entre quatro jogos disponíveis no site code.org e criar algo relativo à sua equipe e à narrativa do jogo, mostrando tudo em um vídeo de até 45 segundos. Eles aprenderam que a linguagem do futuro é a Linguagem de Programação. Portanto, saber os fundamentos básicos que permitem construir softwares, aplicativos e sistemas é essencial para mudar realidades em nosso mundo hiperconectado.

A escola que venceu o desafio Kibernex, mostrando que seus ativados estão falando a linguagem de nosso tempo, foi a Escola Estadual de Ensino Médio Vespasiano Correa, de Vespasiano Correa (RS), com o vídeo.

Outras duas escolas foram destaque nesta missão:

Escola Estadual de Educação Básica Monteiro Lobato, de Taquara (RS), confira.

Escola Estadual de Ensino Médio Frederico Kops, de Sinimbu (RS), confira.