Go Code Blocks é direcionado a alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Passo Fundo.

Será lançado nesta terça-feira, dia 12 de julho, em Passo Fundo (RS), o Go Code Blocks, nova versão do curso de introdução à lógica e à linguagem de programação para jovens da rede pública de ensino realizado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e pela Universidade de Passo Fundo (UPF), com a parceria da Coleurb , Magnet, Ren9ve, Atua Sistemas de Informação e Alfasig.

As inscrições estão abertas e devem ser realizadas pelo site:  http://www.projetosfmss.org.br/gocode/turma/passofundo/. Serão selecionados 20 estudantes de Ensino Médio de escolas públicas de Passo Fundo, que passarão por duas etapas: prova online e entrevistas presenciais.

O curso é uma versão reduzida (pocket), com dois meses de duração, inspirado na metodologia do projeto Go Code, realizado em Porto Alegre há três anos. Todos os professores são voluntários da Universidade de Passo Fundo (UPF) e de empresas parceiras. O objetivo é despertar o interesse dos alunos em ter uma carreira profissional na área de tecnologia da informação.

“O projeto beneficia toda região, uma vez que com a implantação do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio – UPFParque será necessário cada vez mais pessoas que conheçam plataformas de programação e possam criam jogos, sites, aplicativos e animações. Além disso, o projeto Go Code Blocks incentiva um ambiente de voluntariado, uma vez que será executado por profissionais que atuam em empresas e universidades. Nas aulas, os professores voluntários poderão ensinar os conteúdos do projeto e também compartilhar suas vivências profissionais”, diz Éder Pazinatto, professor do curso de Ciência da Computação da UPF.

O curso se iniciará em 23 de agosto e terminará em 06 de outubro. As aulas ocorrerão na UPF, com uma carga horária total de 50h.

Go Code Blocks traz os seguintes conteúdos: introdução à lógica e à linguagem de programação; introdução ao desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablets com sistema operacional Android; tendências de mercado e empreendedorismo em Tecnologia da Informação.