Go Code Blocks Torres será direcionado a alunos do Ensino Médio de escolas públicas  

O Go Code acaba de ganhar uma edição inédita na cidade de Torres, no RS. Direcionado a jovens da rede pública de ensino que se interessem por introdução à lógica e à linguagem de programação, o curso Go Code Blocks Torres será lançado no dia 15 de setembro. O curso é realizado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e pela ULBRA Campus Torres.

O Go Code Blocks busca capacitar jovens do ensino médio da rede pública de ensino em lógica, através do uso de uma interface gráfica baseada em blocos que representam os elementos lógicos da programação de forma fácil e intuitiva para criar aplicativos Android, despertando o interesse dos alunos em ter uma carreira profissional na área e tecnologia da informação.

O nova edição do curso em Torres é um pocket, reduzida da metodologia do projeto Go Code realizado em Porto Alegre há três anos, e que já acontece em Passo Fundo. Os alunos terão, ao todo, um mês de aulas em três encontros por semana, iniciando no dia 1º de novembro com término em 2 de dezembro. As aulas ocorrerão na ULBRA Campus Torres, com uma carga horária total de 50 horas.

Go Code Blocks abordará os conteúdos de introdução à lógica e à linguagem de programação; introdução ao desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablets com sistema operacional Android; tendências de mercado e empreendedorismo em Tecnologia da Informação. Ao final do curso, os alunos desenvolverão um aplicativo de celular, em duplas.

“O projeto Go Code Blocks Torres vai oportunizar uma experiência incrível aos jovens do ensino médio da região. Entendemos que a lógica de programação, empreendedorismo e noções sobre mercado de trabalho irão abrir novos horizontes e oportunidades de carreiras, não somente na área de Tecnologia da Informação, mas em todas as áreas.  Estar engajado neste projeto nos encanta e nos faz sentir a sensação de dever cumprido, contribuindo e compartilhando o conhecimento que temos para transformar a realidade desta região através da tecnologia”, destaca Adriana Bueno Silva, coordenadora dos cursos de Computação da ULBRA Campus Torres.

As inscrições, acompanhadas de uma prova online de lógica, devem ser realizadas pelo site http://www.projetosfmss.org.br/gocode/turma/torres/ até o dia 11 de outubro. Os jovens que acertarem a maior quantidade de questões serão convocados a entrevistas presenciais. Podem se inscrever estudantes de escolas públicas que estejam cursando o ensino médio nas cidades de Torres, Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Passo de Torres, Praia Grande e São João do Sul. Todos os professores do Go Code Blocks Torres são voluntários da ULBRA Torres e de empresas parceiras.

O curso Go Code Blocks Torres tem o apoio da Osmar Pinto Imóveis, Reitech Tecnologia, Casa São Paulo Magazine, Portal Torres Hotéis, Torres Seguros, InfoWorld Tecnologia e Informática e Mercadao.