1. O que a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho faz?

A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho trabalha com as temáticas de educacão e desenvolvimento comunitário no Rio Grande do Sul executando projetos próprios, fazendo parcerias e gerando mobilizações em torno de causas, conceitos e metodologias que amplifiquem impacto. Nossa atuação tem essência na crença de que conhecimento Transforma e por isto nossa atuação se dá a partir de cinco norteadores: amplificação de boas práticas, parceria com a sociedade civil, protagonismo jovem, ressignificação da educação e valorização do professor. Saiba mais sobre cada um desses conceitos clicando no tópico “No que Acreditamos”, no menu principal do nosso site.

2. Quais os diferenciais da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho?

Considerada o braço social do Grupo RBS, a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho acredita em mobilização. Por isso, nosso trabalho é em rede, articulando pessoas e ações. E é a partir dessa confluência que brotam ideias, soluções e caminhos. Juntos e contando com apoio de divulgação de um grande grupo de comunicação, queremos potencializar o surgimento de microrrevoluções e, assim, contribuir para uma transformação social.

3. Tenho um projeto social e quero receber recursos incentivados. É possível?

Sim, a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e o Grupo RBS selecionam anualmente projetos do Rio Grande do Sul que trabalhem com as temáticas da criança e juventude, esporte e cultura. Esse projeto se chama Editais, abre uma vez ao ano e repassa os recursos incentivados do Grupo RBS com a curadoria e acompanhamento da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Saiba mais na página dos Editais.

4. Gostaria de inscrever meu projeto na iniciativa de Doação de Mídia. Como procedo?

Fácil, se você é uma ONG, instituto, fundação ou quer propor uma mobilização para uma causa de interesse social, basta cadastrar seu projeto no Apoio de Mídia da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, clicando aqui (colocar link). Você deverá relatar a justificativa de seu projeto, objetivo esperado com a campanha e enviar as peças já prontas. Na página você encontratá o manual com todos os direcionamentos e detalhes técnicos. Dúvidas entre em contato com apoiodemidia@gruporbs.com.br

5. O que é e como participar do Prêmio RBS de Educação?

O Prêmio RBS de Educação é uma projeto que visa valorizar boas práticas de mediacão de leitura com duas frentes de atuacão: premiacão e curso online. A selecão para premiacão é aberta uma vez ao ano. Seu cronograma e detalhamento pode ser acompanhado no site: www.premiorbsdeeducacao.com.br.

O curso online é aberto ao público, gratuito e certificado, pode ser feito a qualquer momento do ano e não precisa ter formacão prévia na área. Ele pode ser acessado na mesma página do Prêmio RBS de Educação.

6. O que é e qual o objetivo do Mapa de Boas Práticas na Educação?

O Mapa de Boas Práticas na Educação é uma selecão de iniciativas exemplares, formais e não formais, realizadas em qualquer parte do Estado. Seu objetivo é dar visibilidade a práticas que geram impacto social, resultado, cultivar a rede de educadores e inspirar educadores a amplificar seu impacto e escala.

7. Conheço ou integro uma iniciativa de boa prática na Educação no Rio Grande do Sul. Como faço para incluí-lo no Mapa de Boas Práticas na Educação da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho?

Fácil, basta clicar aqui, avaliar se seu projeto está dentro dos critérios e se cadastrar. A equipe da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho estará continuamente recebendo e avaliando as iniciativas.

Para figurar no mapa, os critérios mínimos exigidos são: ser realizado em uma cidade do Rio Grande do Sul, estar em andamento e ter um tempo mínimo de execução de seis meses, ter resultados comprovados e claros, escalabilidade, ou seja, poder ser implementados por outras pessoas ou ampliar seu impacto para mais pessoas por mais tempo, e promover, ao menos, um valor humanista, como inclusão, equidade, desenvolvimento sustentável, oportunidades de aprendizagem e respeito à cultura de paz, entre outros.

Dessa forma, os projetos não podem promover o que está em desacordo com os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

8. Tenho interesse em contribuir com o trabalho da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e apoiar as suas iniciativas? Como posso fazer isso?

Oba! A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho trabalha fortemente em parceria com a sociedade civil. Se você tem um projeto, acão ou instituto que tem o mesmo propósito que o nosso, mande seu contato, link do seu projeto e sua proposta de acão para fundacao@fmss.org.br.

Se você tem um projeto solo ou quer ser voluntário de alguma ação da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, conte-nos quem você é, o que você gosta de fazer e como você gostaria de contribuir também para o nosso e-mail fundacao@fmss.org.br

9. A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho possui parcerias com iniciativas e instituições?

Sim, um de nossos norteadores é a parceria com a sociedade civil para amplificar o trabalho em rede e potencializar boas práticas.

10. A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho patrocina projetos de terceiros?

Somente através do nosso edital anual.

11. Onde posso acompanhar o trabalho e me informar sobre as iniciativas da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho?

Um dos caminhos é por meio da nossa plataforma online (fmss.org.br). Ali, é possível ler as nossas reportagens, nossas entrevistas, artigos, documentos e acompanhar as informações de todos os nossos projetos. Também é possível nos acompanhar pelo e-mail marketing (cadastre seu e-mail aqui) e por meio de nossas redes sociais: Facebook (/fmsirotsky), Twitter (@fmsirotsky), Instagram (@fmsirotsky) e YouTube (FMSSGrupoRBS).

12. Posso escrever um artigo para ser publicado no site? O que devo fazer?

Claro! Basta enviar o artigo, que deve ter, no máximo, 6 mil caracteres, para o nosso e-mail fundacao@fmss.org.br. O material será avaliado e pode vir a ser publicado no nosso site. Lembre-se: o artigo é de autoria do responsável e não expressa os valores do Grupo RBS.

13. Tenho uma sugestão de pauta para a Fundação Maurício Sirotsky. Como posso enviar?

Ficaremos muito felizes, e se estiver dentro de nosso escopo e atuação iremos avaliar e divulgar. Envie para o nosso e-mail:

fundacao@fmss.org.br.