Ao longo da programação, que começa nesta quinta-feira (1º) e segue até 18 de novembro, a RBS e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) promovem diversas atividades voltadas a educadores e interessados em projetos de mediação de leitura.
— Nesses seis anos de Prêmio, temos encontrado inúmeros trabalhos encantadores, que mostram a paixão, a criatividade e o engajamento dos professores para estimular seus alunos. Não há melhor lugar para fazer essa celebração do que a Feira do Livro, espaço que fomenta diferentes leituras e linguagens — destaca o vice-presidente Editorial do Grupo RBS, Marcelo Rech.
INSCREVA-SE **A entrada é franca, com vagas limitadas**
OFICINAS
Bate-papo com os jurados do Prêmio RBS de Educação e convidados sobre as práticas narrativas que ajudam a refletir sobre as questões sociais atuais.
Onde: Sala de Vídeo do Memorial do RS.
Aberto a educadores e interessados. Limite de 40 pessoas.
6/11
>>9h às 10h30min: Leitura e Debates sobre Cidadania na Sala de Aula,
Mediação de Cristine Gallisa, réporter RBSTV
Palestrantes:Elisângela Moraes da Rosa Lima (Coordenadora da Rede beija Flor – Educação Transformadora) , Adrialda Lorenzi (Professora e coordenadora do projeto Mundo Digital).
Ementa: O painel “Leituras e Debates sobre Cidadania na sala de aula” será um espaço de diálogo a troca sobre práticas, metodologias, cases e temáticas importantes para se debater na sala de aula para desenvolver o senso de cidadania e coletividade.
>>10h30min às 12h: Literatura e Meio Ambiente,
Mediação de Humerto Trezzi, repórter Zero Hora
Palestrantes: Fernanda (Colibri), Mário Machado Fabretti (Educador da Escola Amigos do Verde).
Ementa: Como sensibilizar crianças e jovens para as questões do meio ambiente? Como a leitura pode auxiliar nesse processo? Venha conhecer algumas práticas e metodologias que avançam nesta temática.
7/11
>>9h às 10h30min: Leitura e questões de Gênero. Diversidade na sala de aula.
Mediação de Brunna Radaelli
Palestrantes: Luciane Rombaldi David (psicóloga especialista em infância e adolescência) , Jane Felipe de Souza (Doutora em Educação, pesquisadora temática de gênero na educação FACED); Jussara Reis Prá (Doutoura em Ciência Política, pesquisadora em estudos feministas e questões de Gênero na UFRGS)
Ementa: Acolher a diversidade e a alteridade é um dos processos mais importantes para despertar valores e minimizar processos de discriminação. Como os livros e a leitura podem ajudar neste processo de de debate sobre gênero dentro da sala de aula? Venha conhecer leituras, dinâmicas e metodologias para este despertar.
>>10h30min às 12h: Leitura e debates sobre Raça na escola
Mediação de Carol Anchieta
Palestrantes: Gladis kaercher (professoras e pesquisadora das questões raciais na educação UFRGS, criadora do estojo lápis de cor de pele), Jorge Terra (Procurado do Estado, membro da Comissão da Verdade da OAB e Responsável pelo GT “Gênero e Raça no mercado de Trabalho” da PGE), Fernanda Bastos (Escritora, Jornalista e editora na Figura de Linguagem)
Ementa: Como tratar a questão de raça dentro da sala de aula? Como a leitura pode auxiliar na desconstrução de preconceitos e na ampliação de oportunidades. Ilustração, Traduções, textos. Análise da mudança de representação do tema nas diferentes linguagens.
9/11
>>10h30min às 12h: Leitura e Inclusão: Diálogos e reflexões
Mediação de Isabel Ferrari
Palestrantes: Carolina Soares (Psicopedagoga, Educadora e co-fundadora do movimento Porto Alegre Como vamos), Sandra Andrade (Professora Associada da UFRGS coordenadora adjunta do PNAIC e integrante do grupo de estudos em educação e relações de gênero), Marília Forgearini Nunes (Pesquisadora na FACED UFRGS, editora associada da revista GEARTE)
Ementa: A literatura e sua função humanizadora, possibilitando pensar a inclusão de modo amplo, de (re)conhecimento do humano e da sua diversidade, com foco mais específico em obras de literatura infantil que possibilitam essa amplitude na infância.
AULAS E EXPOSIÇÕES
>>AULÃO – As múltiplas Faces da Leitura
Dia 9/11, das 14h às 17h.
lOCAL: Auditório Barbosa Lessa, Centro Cultural Erico Verissimo.
Ementa: Para que a leitura faça parte da vida de alguém, é preciso muitos encontros com livros, revistas, gibis, cordéis, jornais, etc. A escola precisa promover esses espaços de troca, integrando também outras iniciativas, inclusive com outras linguagens. E então, vamos conversar sobre as leituras possíveis? Mediação do Ricardo Rocca e convidados. Aberto a educadores e interessados. Limite de 150 pessoas.
>>“TED” – Quem ensina a entender as palavras ensina a entender o mundo: Relatos e cases de sucesso do 6º Prêmio RBS de Educação
Dia 15/11, das 13h às 17h30min,
Local: no Auditório Barbosa Lessa, Centro Cultural Erico Verissimo,
Ementa: Quando trabalhamos a leitura em sala de aula, muitos são os desafios, mas também muitas são as possibilidades. Conheça 20 ideias inovadoras e diferentes para ampliar o hábito leitor e a relação com o mundo das palavras. Limite de 150 pessoas.
INSCREVA-SE
A equipe da FMSS entrará em contato para informá-lo da disponibilidade da vaga.