Protagonismo Jovem

A responsabilidade da sociedade civil sobre crianças e adolescentes é um dos princípios basilares do trabalho da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho desde o seu nascimento, nos anos 80. Além de promover práticas necessárias para o desenvolvimento, a capacitação e o cuidado com os jovens, entretanto, ver o jovem como um protagonista das transformações sociais e promover ferramentas para o seu empoderamento faz parte do nosso objetivo.

Esses valores estão no centro do trabalho da Fundação. Através de projetos como Go Code, Logus e Voz da Galera, centenas de jovens foram mobilizados para mudar suas vidas e a sociedade local através da educação. Agora, nosso objetivo é responder a uma pergunta: o que o jovem quer para a educação do futuro?

De acordo com a pesquisa Repensar o Ensino Médio, da ONG Todos pela Educação, 76,3% dos jovens entre 15 e 19 anos gostariam de ser mais ouvidos pelas direções das escolas, e 74,8% gostariam de mais incentivo à liberdade de expressão. Ao mesmo tempo, a pesquisa “Nossa Escola em ReConstrução”, do Instituto Inspirare em parceria com o MEC, afirma que 72% dos jovens não participam das decisões nas escolas.

Estamos ao lado de jovens protagonistas, de diversos locais, histórias e classes sociais, para ajudá-los, incentivá-los e dar visibilidade ao seu sonho de transformar o mundo.

Projetos

Conheça algumas histórias nascidas de nossos projetos


A comunicação como caminho e como meta

 

Exemplo do estudante de Capão da Canoa que realizou o sonho de ser youtuber revela como FMSS e Grupo RBS podem reverberar o pensamento de uma geração. Projeto ancorado no Estatuto Jovem e na resolução 2250 da ONU incentivou a juventude a debater temáticas sociais contemporâneas.

 

por Ana Carolina Bolsson
fotos: Letícia Zulhan
vídeos: Jhonny Marco Filmes

Notícias

Documentos

CARTILHA DO
JOVEM DA
CIPAVE

Saiba Mais

METODOLOGIA PENSE GRANDE

Saiba Mais

EMPODERANDO ALUNOS PARA MELHORAR O MUNDO

Saiba Mais

ITINERÁRIO PARA AS JUVENTUDES