A educação não se resume, apenas, aos bancos escolares. De acordo com a pesquisa Repensar o Ensino Médio, da ONG Todos pela Educação, divulgada em maio de 2017, a preparação para entrar em uma faculdade e cursar o vestibular é a principal de estudantes entre 15 e 19 anos: 70% em escola pública, 86% em escolas privadas.

Entretanto, as demandas sociais e a insatisfação generalizada dos jovens com os rumos do Brasil mostram que a educação precisa ir bem além da preparação técnica. De acordo com uma pesquisa Etco divulgada em junho de 2017, 90% dos brasileiros entre 14 e 24 anos acreditam que a sociedade brasileira é pouco ou nada ética.

Como transportar as demandas sociais para dentro das escolas? A formação de seres humanos melhores é a prioridade.

Nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o quarto deles é “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Dessa forma, a educação de qualidade não é apenas a formação para um diploma: ela envolve adquirir e obter oportunidades de aprendizagem por toda a vida, antes e depois dos bancos escolares.

A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho acredita nisso. A educação no Brasil precisa ser ressignificada, através dos preceitos da era da informação: através de técnicas inovadoras, conceitos diferentes, trazendo a inovação tecnológica e as premissas de educação global como prioridades para a sociedade brasileira. Através dos canais da FMSS, você vai descobrir, nos próximos meses, alternativas para a construção de uma nova educação.

Projetos

Conheça algumas histórias nascidas de nossos projetos


Portas abertas
ao mercado digital

Projeto Go Code ensina linguagem de programação a alunos da rede pública, aproximando jovens como Anna Luíza ao mundo do mercado de trabalho na área de tecnologia.

 

por Ana Carolina Bolsson
fotos: Letícia Zulhan
vídeos: Jhonny Marco Filmes


Educação para a vida:
Entender para transformar o mundo

Fórum Educação Que Dá Certo, evento realizado em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) mantém a Educação na pauta das discussões urgentes para a construção de um país menos desigual.

 

por Ana Carolina Bolsson
fotos: Letícia Zulhan
vídeos: Jhonny Marco Filmes

NOTÍCIAS